×

Escolha o melhor rack para sua sala

Aprenda a determinar a largura, altura, profundidade, função e design ideal do rack que melhor atende às suas necessidades

Publicado em 14/10/2019 | Por_Cleide de Paula

O rack é um móvel de chão ou suspenso projetado para acomodar TVs e outros aparelhos eletrônicos. Você pode comprar essa peça indispensável para salas e até quartos, pronta em lojas físicas ou virtuais especializadas em móveis e decoração ou encomendá-las sob medida a um marceneiro ou projetá-las nas lojas de planejados.

A escolha correta de um rack define o layout da sala e permite obter mais ou menos espaço. Antes de comprar o móvel, tire as medidas do ambiente em que irá instalá-lo, defina o tamanho da TV, o que ficará armazenado e o estilo da decoração desejado.

Modelos de racks

Há modelos de racks que contêm portas de correr, nichos e prateleiras e aqueles que acompanham painéis para TV. Nesse caso, o rack exerce a função de abrigar eletrônicos e objetos de decoração e o painel para acomodar somente a TV. O objetivo dos painéis é esconder os fios dos equipamentos e deixar a TV fixa a determinada altura. As portas e gavetas funcionam bem para guardar pequenos objetos. Racks com rodízios facilitam a remoção e a limpeza do espaço.

Rack para sala Estilare Auris
Rack para sala Estilare Auris

Design

O ideal é que o rack tenha um design simples, discreto e funcional e não apresente muita mistura de materiais. As opções de revestimento podem ser madeirados, lisos e laqueados. 

Para quem gosta de um estilo mais clássico, é recomendável que o rack tenha um design clean e cores sóbrias. Aqueles que buscam uma decoração ousada podem apostar em tons e texturas não só no móvel, mas também na parede de fundo ou no painel. “Para salas de estar ou de TV integradas com outros ambientes da casa, o estilo do rack pode seguir o mesmo usado no restante do projeto”, aconselha a arquiteta Karina Korn.

Rack e painel para sala Estilare Salatto

Altura 

A arquiteta Karina Korn entende que quanto à altura do rack, deve-se usar o bom senso. Quando a TV vai ser instalada na parede ou em um painel, os racks baixos são a melhor escolha. “De modo geral, coloco a tela na parede a 1,25 m de distância do chão. Para a televisão no quarto, colocada em frente à cama, a altura varia entre 1,25 e 1,40 m, de acordo com a estatura dos moradores”, conta a arquiteta. Contudo, se o aparelho vai ficar apoiado, os racks mais altos são os mais recomendados.

Segundo ela, os racks altos demais fazem a sala parecer menor do que realmente é. Errar na altura causa desconforto visual. A TV alta ou baixa demais fica fora de uma linha de visão desejável e agradável.

Largura

A largura do rack deve ser proporcional à parede, podendo ou não ocupar toda sua extensão. Os racks mais compridos alongam o ambiente, mas roubam um pouco de espaço. Os estreitos permitem liberar espaço para incluir um puff ou uma poltrona de frente para o sofá. 

Rack Auris, da Estilare
Rack Auris, da Estilare

Profundidade

Com as televisões mais finas e os aparelhos eletrônicos ficando reduzidos e sem fios não há necessidade de um rack com grande profundidade.

Rack para salas pequenas

Para salas pequenas, uma solução são os nichos ou painéis suspensos na parede com nichos. Esse modelo de móvel para sala permite acomodar banquinhos, poltronas,  banquetas ou caixas organizadoras embaixo da prateleira do nicho. 

Quanto à cor do móvel, os racks claros criam a sensação de amplitude no ambiente. As peças madeiradas geram aconchego e também podem ser usadas desde que harmonizem com as outras peças existentes no ambiente.

A arquiteta Karina Korn aconselha a verificar qual layout permite a maior distância entre o sofá e a tela. O cálculo dessa distância determina o tamanho correto da tela da TV para melhor conforto visual. 

Painel para sala Estilare
Painel para sala Estilare Auris

Posição da TV no rack

A TV não precisa necessariamente ficar centralizada na rack. Posicionando-a em um dos lados, pode-se aproveitar o espaço restante para incluir um objeto de decoração ou mesmo um minibar.

Armazenamento 

Incluir armários acima ou nas laterais da TV, assim como nichos e prateleiras também são bons complementos para ampliar os espaços, principalmente para racks comprados prontos.

Qualidade do rack

A matéria-prima, assim como o tipo de revestimento é o garante mais ou menos qualidade e durabilidade dos racks. Os revestimentos Finish Foil (FF) e o baixa pressão (BP) que utiliza a técnica da melamina prensada são mais resistentes que a pintura. Os racks podem ser fabricados em MDP 15 mm e 25 mm ou MDF.

Avalie esse post:
[Total: 1   Average: 5/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Conheça a mesa com regulagem de altura elétrica

    Móveis cinzas: como utilizar a cor na cozinha da sua casa

    Qual é a luz ideal para o quarto?