×

Opções de painéis de madeira para móveis em ambientes úmidos

Chapas de madeira com resistência à umidade são indicadas cozinhas e banheiros

Publicado em 17/12/2019 | Por_Thiago Rodrigo

Sempre que compramos algum bem durável a primeira coisa que esperamos dele é que ele realmente dure. Isto é, em uma compra planejada, é importante que o mobiliário seja escolhido corretamente e não desagrade nesse item primordial. Portanto, para ambientes úmidos como cozinhas, lavanderias e banheiros, pode ser ideal você escolher por móveis que utilizem painéis de madeira para móveis em ambientes úmidos.

Você não sabe o que são? Então segue lendo este artigo que vamos lhe explicar a respeito desse produto que apresenta coloração verde por determinação de uma padronização internacional.

A princípio, os painéis de madeira para móveis em ambientes úmidos também podem ser ideais também para cidades litorâneas ou casas de campo que não são muito utilizadas. Por certo, não há nada pior do que ver um móvel projetado e produzido com profissionalismo ser danificado pela umidade.

painéis de madeira para móveis em ambientes úmidos
MDP PLus da Berneck

Painéis de madeira para móveis em ambientes úmidos

A fornecedora de painéis de madeira, Arauco, fabrica dois tipos de painéis resistentes à umidade: o MDF Hidrófugo e o Super MDF.

O primeiro é um MDF (um dos tipos de painéis de madeira) produzido com resina melamínica-ureia-formaldeído (MUF). Isso confere maior resistência à umidade em ambientes internos. Já o SuperMDF é fabricado por meio de “acetilação”, método desenvolvido pela Tricoya Technologies, em parceria com a Ineos e com a Accys Technologies, líder mundial em madeira modificada.

O Super MDF é indicado para aplicações externas e tem garantia de 50 anos, exposto ao tempo, e 25 anos, quando submerso. Ele pode ser pintado, lixado e colado, como o MDF convencional, sendo resistente também a insetos.

Os padrões de revestimento no MDF Hidrófugo (cru e branco texturizado) acompanham o mercado e as aplicações do material. Afinal, painéis de madeira em móveis para ambientes úmidos são mais aplicados na caixaria dos gabinetes de cozinhas e banheiros.

Ambiente com painel SuperMDF

Painel de madeira Ultra Premium

Produzido a partir de madeira de reflorestamento certificada, o MDF Ultra Premium da fornecedora de painéis de madeira, Duratex. Pode ser utilizado com segurança em móveis e revestimentos sujeitos à ação de vapor d’água, garantindo maior durabilidade a todos os tipos de projetos.

O produto também tem durabilidade e eficácia de até cinco anos contra o ataque de cupins e também tem proteção contra bactérias. Entre as opções de revestimento, tem padrões/cores disponíveis no Branco Diamante, Branco Ártico, Titânio, Gianduia, Itapuã e Rovere Sereno.

painéis de madeira para móveis em ambientes úmidos
Padrão Itapuã: já imaginou sua cozinha com este padrão e ampla resistência à umidade?

“Painel úmido” Berneck Plus

Outra opção é o Berneck Plus, comprovado e aprovado e seguindo as normas ABNT NBR 14.810 e ABNT NBR 15.316. Também registram indicadores superiores aos estabelecidos pela normativa. A linha Plus Berneck passou por um teste de comparação com painéis de madeira padrão. Com efeito, mostram a reação à absorção de umidade e ao ganho de espessura.

A linha é oferecida nos painéis MDP, MDF e HDF, tem vantagens como leveza e custo baixo. Está disponível com revestimento Branco TX e em outros 8 padrões de melamina BP. São elas: Super White Matt, Provence Tatto, Damasco Tx, Metallic Suede Tx, Amantea Tatto, Nogal Malaga Design, Baumkuchen Tatto e Castaine Tatto.

MDP PLus da Berneck

Importante saber que é preciso utilizar esses produtos em áreas cobertas que não tenham contato direto com água, assim como é indispensável proteger todas as faces da borda do painel contra ação da umidade.

Os três produtos podem ser encontrados em revendas de produtos para marcenaria ou solicitados diretamente com seu marceneiro. Não é tão simples encontrar um móvel com esses painéis especiais em lojas de móveis planejados e dificilmente em móveis seriados.

Avalie esse post:
[Total: 0   Average: 0/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Por dentro do móvel

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Dicas para trocar os móveis de lugar da maneira certa

Móveis industriais: vamos aderir essa praticidade?

Como fazer um projeto de decoração on-line?