×

Projetos de adega para você se inspirar

A adega pode ser adicionada ao décor como eletrodoméstico ou como um projeto sob medida

Publicado em 31/07/2020 | Por_Cleide de Paula

A adega pode ser adicionada ao décor como eletrodoméstico, mas também como ambiente, fazendo parte da composição da planta residencial. O planejamento da adega exige dois pontos fundamentais de atenção, a otimização da capacidade e a climatização correta, pois os vinhos precisam ser acondicionados sob temperaturas em torno de 14 e 16 graus e alta umidade por volta de 65%.

Isso é importante para que as rolhas não ressequem, facilitando a entrada de ar nas garrafas, o que prejudica a qualidade do vinho. Arquitetos recomendam que para iniciantes no mundo do vinho um bom tamanho de adega deve acondicionar 40 garrafas. 

Conheça uma das melhores opções de acabamento para móveis

Não há um espaço específico para instalar a adega, desde que a área esteja protegida da incidência de raios UV, livre de vibração e ruído. Em geral, um cômodo de 10 metros quadrados é suficiente para acomodá-la. Áreas embaixo de escadas são bastante utilizadas para esse fim. O ideal é as garrafas fiquem deitadas.

A adega pode estar na cozinha, quarto, sala ou mesmo uma varanda. Pode ser composta em formato horizontal ou vertical e iluminada com luz fria.  Inspire-se com essa seleção de projetos sob medida:

Adega exclusiva

projeto de adega climatizada
Projeto de Alessandra Gandolfi (Foto: Eduardo Macarios)

A proposta do projeto da arquiteta Alessandra Gandolfi para esse loft é atender a busca, cada vez maior, de encontrar um refúgio em meio à estressante rotina da vida moderna. A adega climatizada, feita sob medida, traz um toque de sofisticação e aconchego para quem busca um local de relaxamento em meio aos dias agitados.

Para ambientes assim é fundamental pensar na climatização do espaço. O projeto precisa atender aos padrões básicos de temperatura, umidade e incidência de luz, cuidados necessários para preservar e armazenar da melhor forma as garrafas de vinho.

Incidência de luz

adega climatizada com capacidade para 100 garrafas
Projeto BE Studio, arquiteta Bruna Souza. (Foto: Renata Salles)

Com uma adega climatizada para 100 garrafas de vinho, o projeto do escritório BE Studio, da arquiteta Bruna Souza, apresenta um ambiente pensado para apreciar uma boa garrafa de vinho. Abordando o estilo clássico, mas com toque moderno, a arquiteta apostou na mistura de elementos para a composição do ambiente, transformando-o em um espaço de contemplação em casa.

Embora já sejam compradas prontas, as adegas climatizadas são eletrodomésticos que requerem um cuidado maior, principalmente com a incidência de luz no ambiente. Elas não podem ficar expostas a luz solar. Por isso, é indicado encontrar um espaço mais recluso para que o armazenamento das garrafas seja feito da forma correta, sem prejudicar os rótulos.

Garrafas bem distribuídas

adega com capacidade para 400 garrafas
Projeto Ana Cristina Avila. (Foto: Marcelo Stammer)

Moderna e aconchegante, essa adega é um verdadeiro paraíso para os amantes de um bom vinho. Com três metros quadrados, o ambiente conta com climatização especial e tem capacidade para abrigar mais de 400 garrafas.

O projeto, assinado pela arquiteta Ana Cristina Avila e executado pela Salamon Ambientes Climatizados, tem como destaque um painel personalizado com as caixas de vinho do próprio cliente, além de permitir a setorização das bebidas e possuir um espaço especial para garrafas Magnum.

A setorização das garrafas faz toda diferença em uma adega, não somente na organização, mas também para o armazenamento devido dos rotulo. Mesmo em um grande espaço, existem pequenas diferenciações de incidência de luz, temperatura e circulação do ar. Por isso, cada tipo de vinho ou espumante deve estar em locais específicos e estratégicos.

Projeto subterrâneo

projeto de adega subterrânea
Projeto de Alessandra Gandolfi. (Foto: Nenad Radovanovic)

Nessa ampla adega subterrânea para conservação e degustação de vinhos, a arquiteta Alessandra Gandolfi apostou em um projeto mais conceitual. As linhas retas se traduzem em formas geométricas e refletem a personalidade vanguardista de toda residência. A peça é de armação de ferro e traz ao fundo um revestimento bruto nas paredes.

Quando o assunto é o desenvolvimento de uma adega, as mais indicadas são as subterrâneas. Ambiente de desejo de muitos sommeliers, além do charme próprio, elas são perfeitas para o armazenamento devido dos rótulos.

Integrada ao décor

Projeto de adega assinado por Andréa Benthien
Projeto de Andréa Benthien. (Foto: Dea Fylyk).

Nesse apartamento de 350 m², projetado pela arquiteta Andréa Benthien, a adega confere um toque de elegância e sofisticação a sala de jantar. Além disso a integração com o living faz com que a peça seja um elemento de destaque na composição do décor na área social do lar.

O uso de adegas como elemento de décor proporciona uma sofisticação maior ao ambiente. Sendo usada como um artigo de armazenamento, mas também com um fator estético, compondo espaços e facilitando o acesso aos vinhos.

Adega na cozinha

O projeto desta cozinha de 45 m² foi assinada pela arquiteta Gabriela Mendes. O ponto de partida do local foi a grande ilha (3.18m x 1.28m), fabricada em quartzo calacata, com efeito cascata de ambos os lados e um charmoso detalhe recuado. A cozinha ainda ganhou uma elegante adega embutida, com seu interno revestido de madeira laqueada cinza e iluminação de LED pensada para preservar a qualidade dos vinhos.

A peça tem capacidade para acomodar, em suporte metálico, 52 garrafas e três prateleiras laqueadas no tom preto para guardar taças. Toda a iluminação do ambiente foi feita através da sanca invertida disposta em todo o perímetro da cozinha, pintada internamente em preto, com os spots e luminárias lineares da mesma cor para destacar cada detalhe.

Avalie esse post:
[Total: 0   Average: 0/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Móveis por ambiente

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Faça Você Mesmo: aproveite a quarentena para produzir móveis

Projetos de adega para você se inspirar

Conheça a tecnologia que ampliou a qualidade do colchão