×

Conheça uma das melhores opções de acabamento para móveis

Superfícies Rauvisio são ideais para quem deseja acabamento alto brilho, fosco, espelho e outros, com alta qualidade e resistência

Publicado em 15/06/2020 | Por_Thiago Rodrigo

O móvel para casa é um objeto que você deseja para preencher a casa com funcionalidade, praticidade e beleza. Nesse último quesito, a superfície do móvel é o item que garante boa parte da estética dele. Nesse sentido, as opções de acabamento para móveis são várias – e não estamos falando de cores e padrões.

Produtos como laca ou ultravioleta em tintas e vernizes; laminados de baixa pressão como melamina ou finish foil aplicados em MDF ou MDP; laminados de alta decoração ou ecológicos; são algumas das soluções que revestem os móveis. Assim como o Rauvisio, nome dado ao material criado pela empresa alemã Rehau.

Acabamento para móveis Rauvisio

O Rauvisio é uma sofisticada e inovadora linha de superfícies laminadas de diferentes materiais (polímeros, metal e couro) que atua como revestimento para móveis, oferecendo, dessa forma, diferencial e design ao mobiliário.

Com efeito, o produto atende a forte valorização das superfícies, seja nos móveis, revestimentos ou no design de interiores como um todo. Conforme explica Renato Rossato, gerente de superfícies da Rehau, a proposta dos arquitetos tem caminhado no sentido de encontrar novas aplicações e diferenciais para seus projetos e, nesse contexto, a empresa desenvolveu os acabamentos para móveis Rauvisio.

“A linha de superfícies Rauvisio busca antecipar tendências de cores e texturas transformam que projetos em ambientes únicos. A liberdade de criação é oferecida na forma de componentes flexíveis e totalmente customizáveis”, acrescenta Renato.

Entre as principais vantagens do acabamento para móveis Rauvisio, estão:

Modelos e aplicações

A linha Rauvisio da Rehau é dividida em:

Esses variados modelos da linha Rauvisio podem ser aplicados em diferentes partes dos móveis. Por exemplo:

Componentes totalmente customizáveis em suas dimensões e com as bordas sendo preenchidas com fitas de borda da Rehau. Em suma, a empresa é especialista e complementa o acabamento para móveis com a mesma qualidade e confiabilidade do revestimento.

A indicação da fita de borda em projetos de arquitetura e mobiliário atende três fatores: design racional e refinado, soluções para novos espaços e produtos com diferenciais. “Essa combinação entre as nossas fitas de bordas e Rauvisio abre um grande leque de projetos e experiências possíveis”, define Rossato.

Entre as características, são fitas mais grossas, em geral de 1,3 mm, de tal forma que se casam com as superfícies dos materiais da linha Rauvisio. Além disso, diminuir consideravelmente a linha de junção, coisa que os especificadores (arquitetos e designers) mais buscam quando vão desenvolver um móvel.

Rauvisio alto brilho

A linha alto brilho, composta por cinco modelos, tem superfícies brilhantes com cores vibrantes para superfícies verticais. “Surgiu inspirado nas tendências mundiais de decoração. Ambas as linhas Rauvisio Brilhante e Rauvisio Cristal, prezam pela valorização dos espaços e do mobiliário, proporcionando protagonismo aos móveis, com efeito de profundidade e durabilidade de cor”, ressalta Rossato.

O Rauvisio Brilhante é um material polimérico de fácil limpeza e alta durabilidade e com a vantagem de oferecer as duas faces brilhantes.

Por outro lado, o Rauvisio Cristal, tem características anteriores, porém ainda mais brilho. Só para ilustrar, é conhecido na Europa como o vidro polimérico.

“É um dos mais queridinhos da linha. Tem toda a característica de um vidro, alta reflexão, elevada planicidade e design único em um material durável e resistente a quebra, bastante indicado, por exemplo, para ambientes com crianças”, explica o gerente de superfícies.

A tecnologia dessa linha permitiu a Rehau criar o Rauvisio Cristal Mirror. Trata-se de um espelho de perfeita reflexão, laminado em uma chapa de MDF (a madeira do seu móvel) e que entrega as mesmas características mencionadas anteriormente.

Ademais, a versão Cristal é ideal para cozinha, sendo dez vezes mais resistente à quebra do que o vidro e tendo alta profundidade de cor. Com efeito, é possível deixar uma anotação com caneta sem ser fácil de apagar, apenas com um pano embebedado de álcool que limpa sem deixar risco algum.

Por fim, o modelo Cristal Slim é uma superfície fina ideal para revestimento de paredes, sendo bastante buscado para o retrofit. Os painéis podem ser colados à parede resultando em poucas linhas de junção. De fato, o laminado fino pode ser aplicado em cozinhas, banheiros, paredes de chuveiro e até divisórias. Também permite usinagem e perfuração flexíveis.

Rauvisio fosco

A versão Rauvisio Sky, como é chamado a superfície fosca da Rehau, pode transformar os ambientes de uma casa em espaços ainda mais versáteis, sofisticados e modernos. Tem zero brilho com alta resistência aos raios ultravioleta.

Os cuidados com esse material são simples. “Por se tratar de um material polimérico eles apresentam maior resistência ao dia a dia de uma cozinha, por exemplo. Em contrapartida, uma lacca acetinada, que é uma pintura, deve ser muito maior o cuidado”, compara o gerente. Na limpeza, basta um pano úmido e sabão neutro para que mantenha o móvel com Rauvisio Sky em perfeito estado.

Projeto Marcato com Rauvisio Sky

Natural

Esse modelo é para as pessoas que querem acabamentos para móveis excêntricos. Rossato afirma que os profissionais arquitetos e designers que explorarem esse produto, sem dúvida, poderão desenvolver espaços criativos. Igualmente, podem expandir sua atuação para outros mercados potenciais, como o náutico ou de reformas rápidas, sem perder o design.

Primeiramente, Rauvisio Leather é uma superfície de couro com revestimento de poliuretano. Tem aroma do couro e quatro cores: preto, marrom, caramelo e creme.

Projeto Dellanno Porto Alegre com Rauvisio Leather

Por conseguinte, o Rauvisio Steel garante uma porta com aparência de metal sólido proporcionado pelo acabamento de aço inoxidável escovado, disponível na cor Brushed Sainless Steel.

Rauvisio Steel

Por fim, o Rauvisio Carbon tem camada de metal legítimo, nas cores cobre e titânio, além do destacável Ouro Champagne.

Cozinha Champagne Gold Rehau Brasil

Cores e cuidados nesse acabamento para móveis

Sobretudo, a limpeza dessas superfícies é bastante simples: basta usar pano levemente umedecido e sabão neutro. Igualmente, deve-se evitar o uso de solventes e produtos abrasivos. Quanto as cores, as versões do Rauvisio possuem a seguinte quantidade de cores:

Brilhante: 8 cores
Cristal: 9 cores
Sky: 5 cores
Leather: 4 cores
Metal: 1 cor
Carbon: 3 cores

Portanto, a Rehau aposta nos polímeros como acabamento para móveis pelas vantagens que eles oferecem. “Nossas linhas tornam os móveis protagonistas de uma ampla variedade de ambientes como quartos, sala de estar, cozinhas, áreas gourmet e de banho”, exalta Renato Rossato.

Posto que as superfícies também podem ser aplicadas como revestimento, em síntese, é possível transformar ambientes sem a necessidade de grandes reformas ou obras estruturais. “É possível criar móveis e ambientes totalmente personalizados. A criatividade fica por conta dos marceneiros, arquitetos e designers”, define.

Avalie esse post:
[Total: 0   Average: 0/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Por dentro do móvel

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Dicas para trocar os móveis de lugar da maneira certa

Móveis industriais: vamos aderir essa praticidade?

Como fazer um projeto de decoração on-line?