×

Saiba como clarear superfícies de madeira

Madeiras são substratos com beleza ímpar, com inúmeros desenhos e cores, como impressões digitais, contudo é possível personalizá-los

Publicado em 27/07/2023 | Por_Júlia Magalhães

Se você está pensando em dar uma repaginada na decoração, sabiba que é possível clarear móveis de madeira. Cada madeira possui um desenho único como se fossem impressões digitais, todavia é possível dar personalidade, brincando com a sua coloração sem perder a beleza estética de seus desenhos. E clarear superfícies é mais fácil do que parece, segundo especialista na área, Leandro Santos.

“É comum que as madeiras possuam colorações próprias, todavia, hoje existem produtos que podem modificar estes tons. Com isso, trazer tons mais suaves ou mesmo lavados sem perder os veios e desenhos naturais decorrentes da formação de seus lenhos”, explica Santos. O profissional é supervisor da linha Flora, unidade de negócio especializada em tintas de alta performance da Montana Química.

“Existem produtos no mercado que ajustam diversas cores de madeira natural aos novos padrões e tendências da arquitetura de interiores, com opção de cores mais claras, ação descolorante e que clareiam as peças antes da aplicação do acabamento”, explica o especialista.

Para começar, a superfície a ser clareada deve estar livre de sujidades, graxa, cola e qualquer acabamento na superfície. Lixamento prévio pode ser necessário para remover certas gorduras ou manchas de óleo.

Produto para clarear madeira

O clareador de madeira da Montana é um produto a base de água, composto de dois componentes, com baixo VOC, baixo odor e fácil aplicação. É confeccionada com as melhores matérias-primas para garantir que clareie e revitalize com facilidade o material e prepare a superfície para receber o acabamento e, ao mesmo tempo, não agredir o substrato.

Crédito: Divulgação Montana Química

Além disso, faz parte da Linha Flora, que é voltada para a indústria e profissionais especializados do setor. “É indicado para clarear e revitalizar superfícies de madeira maciça e lâminas de madeira escurecidas, sejam móveis, revestimentos de paredes, forros ou qualquer tipo de projeto que utilize madeira como substrato construtivo”, diz Leandro.

Durante a aplicação e secagem é recomendado manter o ambiente bem arejado, utilizar equipamentos de segurança (luvas de material impermeável, óculos de proteção e máscara protetora) e não comer ou beber.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Veja como o design de interiores impacta sua saúde e humor

    Como usar o dourado na decoração

    Estilo contemporâneo: espaço aconchegante e sofisticado