×

Tons de madeira em alta na decoração

Confira os cinco tons de madeira mais presentes em projetos de arquitetura, lançamentos de produtos e acabamentos em interiores

Publicado em 21/06/2024 | Por_Júlia Magalhães

A madeira nunca sai de moda; no máximo, suas variações de cor oscilam entre mais claras e mais escuras. Os tons de madeira são uma das matérias-primas mais presentes na arquitetura e nos interiores, seja em projetos residenciais ou corporativos.

Em 2023, o destaque foi o tom pau ferro, que quebrou o domínio das madeiras claras dos últimos anos. Para 2024, arquitetos e indústrias estão apostando em uma mistura de tons de madeira. Confira os cinco amadeirados mais presentes em projetos de arquitetura, lançamentos de produtos e acabamentos em interiores.

5 tons de madeira em alta na decoração

Shou Sugi Ban

Divulgação

Inspirado na técnica de carbonização da madeira, muito comum em revestimentos arquitetônicos no Japão, a madeira negra vem ganhando, cada vez mais, espaço em revestimentos de arquitetura e mobiliários. A Indústria de concretos arquitetônicos Castelatto é exemplo disso. Por meio de estudos e pesquisas, no qual trouxe ao Brasil um grupo japonês especializado na técnica, desenvolveu a linha de revestimentos denominada Shou Sugi Ban, garantindo fielmente a estética da madeira oriental para a arquitetura brasileira.

Marfim

Divulgação

Já, segundo Karla Maluf, sócia empresária da imobiliária, Agulha no Celeiro, a preferência por mobiliários com madeiras claras ainda são preferência, para quem busca comprar imóveis já mobiliados. “Principalmente no mercado de alto padrão, percebemos que casas e apartamentos que trazem cores mais claras, como o marfim, na maioria, vendem mais fácil”, explica.

Pecan Cinza

Divulgação

Acompanhando ainda as inspirações do design industrial e escandinavo, que permanecem em alta, as nuances de tons acinzentados, incluindo a madeira, seguem essa tendência. “O cinza combina muito bem com o design e arquitetura contemporânea. Aplicamos bem madeiras acinzentadas em pisos, revestimentos e até mesmo na personalização que o cliente contrata, que inclui os mobiliários”, explica Alex Sales, CEO da construtora e incorporadora, Alumbra.

Freijó

Divulgação

Um padrão clássico de madeira, que combina com residências que buscam sofisticação e estilo atemporal. Um dos principais padrões solicitados em projetos residenciais, de acordo com dados da indústria de mobiliários de alto padrão Evviva.

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Decoração

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Quarto montessoriano: conheça os benefícios para o bebê

    5 dicas para criar ambientes minimalistas

    Tons de madeira em alta na decoração