×

Tudo sobre sistemas deslizantes para portas de correr

Ganho estético, praticidade de uso e economia de espaço são vantagens que os sistemas deslizantes para portas de correr em móveis proporcionam

Publicado em 07/10/2019 | Por_Thiago Rodrigo

Você, consumidor de móveis, deve saber bem o que são os sistemas deslizantes para portas de correr em móveis. Talvez não sabia que ele possui esse nome, mas sim que ganharam popularidade com a escolha de móveis em espaços menores.

Eles são comumente nomeados sistemas deslizantes ou popularmente conhecidos como sistemas para portas de correr, do mesmo modo é costumeiro ser chamado de “trilhos de correr” ou “portas com rodinhas”. Fato é que essas ferragens para móveis são uma ótima solução para o abrir e fechar de portas.

Em princípio porque o aumento das pessoas em áreas urbanas provocou na diminuição das residências para a maior oferta das mesmas. Com isso, os móveis exigiam soluções ideais para ganhar espaço. Assim, é fato que, primeiramente, os sistemas deslizantes servem como grandes otimizadores de espaço para os móveis e para as residências.

sistemas deslizantes para portas de correr em móveis
Sistemas deslizantes garantem design e funcionalidade aos móveis

Inegavelmente, os sistemas deslizantes para portas de correr em móveis têm outros atributos. Eles também têm o intuito de aprimorar o design dos móveis e são ótimos ao unir funcionalidade e beleza ao mobiliário.

São variados tipos, funções, capacidade de carga (peso das portas) e aplicações dessa ferragem para uso em portas de madeira, alumínio ou até mesmo vidro. Os “SDs”, como também são chamados, são um diferencial e tanto no móvel.

Todavia, você deve estar se perguntando. Por que é importante saber sobre os sistemas deslizantes antes de comprar um móvel? Bem, essa ferragem pode estar presente tanto no móvel seriado quanto no móvel modulado, planejado ou móvel sob medida.

Tipos de sistemas deslizantes para portas de correr em móveis

Existem quatro tipos de sistemas deslizantes existentes no mercado ainda que possam ter diferentes nomenclaturas. São para portas de correr suspensa, apoiada (sustentação na base), coplanar e sanfonada. Elas suportam pesos que variam entre 4 kg e 100 kg. Em outra categoria, também são usados para divisão de ambientes.

A sua preferência pelo acabamento da porta do móvel, por exemplo, interfere no melhor tipo de sistema deslizantes para portas de correr em móveis sob medida, executado pelo marceneiro.

Ainda assim, para portas pequenas o sistema apoiado é a versão mais econômica e de fácil instalação. Elas podem ser aplicadas em portas pequenas utilizadas em armários aéreos de cozinhas. Isso é uma tendência atual e, agora, uma dica para você ao escolher seu móvel na loja ou projetar com o marceneiro.

O uso de sistemas deslizantes suspensos, no qual os trilhos inferiores não ficam aparentes e nem juntam sujeira, são adequados para portas grandes de dormitórios. Isso porque essas portas exigem maior capacidade de carga e ser mais resistente contra empenamento.

sistemas deslizantes para portas de correr em móveis
Sistema deslizantes suspenso

Os coplanares têm maior valor, pois mantêm as duas ou três portas do móvel alinhadas quando fechadas. Enquanto os sanfonados abrem para frente e são boas soluções para aberturas especiais, como recolher todas as portas em nichos laterais do armário, abrindo totalmente o vão.

sistemas deslizantes para portas de correr em móveis

Motivos para ter sistemas deslizantes

Proporcionando aspecto muito mais limpo aos ambientes, os sistemas deslizantes para portas de correr também garantem maior ergonomia. Afinal, um pequeno espaço requerido para se acessar ao interior de um armário de correr é diferente de quando o mesmo possui “portas de giro” com dobradiças tradicionais. Isso porque não há barreiras no meio do caminho e o espaço de circulação dos ambientes pode ser perfeitamente otimizado.

Algumas tecnologias estão presentes nos sistemas. São os amortecedores no fechamento das portas, tornando-os silenciosos e chamados de Silent System. Os sistemas têm fácil instalação para aquelas pessoas que se arriscam no Do It Yourself (DIY) e também segurança com antidescarrilamento.

Após ver as imagens de móveis com sistemas deslizantes para portas de correr, conte-nos qual opção você ficou a fim de ter na sua casa?

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Por dentro do móvel

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Colchão com molas ensacadas ou espuma?

    Saiba como corrigir e evitar imperfeições na madeira

    Decoração industrial: 4 dicas para sua casa