×

Conheça os tipos de ferragens para móveis

Elementos que passam despercebidos no mobiliário, ferragens garantem inúmeros atributos

Publicado em 30/08/2019 | Por_Thiago Rodrigo

Elementos que passam despercebidos no mobiliário que está na sua casa, as ferragens para móveis são importantes para garantir funcionalidade, praticidade e design. Uma ferragem, nada mais é do que uma peça de ferro ou metal que compõe estruturas ou objetos. Ou seja, é tudo o que há de metálico na peça que você compra para o seu lar. Veja abaixo uma lista de diferentes tipos de ferragens para móveis

Há ferragens que servem para abertura da peça, como dobradiças, corrediças, sistemas deslizantes (igualmente chamados de sistemas para portas de correr) e sistemas de elevação (também chamados de articuladores).

É importante destacar que muitas das ferragens para móveis da lista têm aspecto funcional e decorativo na mesma peça. O puxador, por exemplo, tem a função de abrir o móvel, mas igualmente possui apelo aspecto estético para decorar a peça. Assim sendo, depende do projeto e da função desejada do móvel.

Além disso, cada tipo de ferragem conta com suas categorias. As corrediças, só para exemplificar, podem ser apoiadas, de roldanas, telescópicas ou invisíveis. Os puxadores podem ser de alças, embutidos, pontos e especiais ou em perfis de alumínio, que possuem uma enorme quantidade de opções.

1- Rodízios | 2- Corrediças | 3- Fechaduras | 4- Sistemas de fixação | 5-Puxadores | 6-Dobradiças | 7- Aramados | 8- Ponteiras | 9- Sistemas de elevação (articuladores) | 10- Sapatas (pés para móveis) | 11- Sistemas de deslizamento (para portas de correr) | 12 – Parafusos

Atributos das ferragens para móveis


Primeiramente, a ferragem é um produto que proporciona melhor usabilidade do móvel. Nesse sentido, ela diferencia e define a compra do mobiliário. Em segundo lugar, também é primordial para proporcionar conforto nesse uso. Em terceiro lugar, também possibilita melhor design e beleza ao projeto. As soluções em ferragens para móveis também podem agregar flexibilidade e multifuncionalidade.

As ferragens para móveis não apenas servem para o funcionamento do mesmo como também propiciam maior usabilidade e design. Elas fazem parte da essência do produto e garantem que o móvel que você tem ou deseja para o seu lar seja prático de usar. Com o passar do tempo, elas evoluíram e se tornaram itens com cada vez mais tecnologia.

Suporte articulável para cabides
Ferragens podem ter diferentes funções nos móveis

É importante salientar também que as ferragens representam diferentes porcentagens médias de valores no custo total de um móvel. Nos móveis populares, que são fabricados em produção seriada, as ferragens equivalem a 10% do preço do móvel. Nos móveis planejados há diferentes níveis: podem custar 30%, 40% em planejados de maior alto padrão e até 50% com um sistema servo-drive. Em móveis sob medida você pode escolher a ferragem que deseja junto ao seu marceneiro.

Diga nos comentários se deseja conhecer algumas marcas de ferragens para móveis e onde encontrá-las. Isso também poderá lhe ajudar na hora de projetar seu móvel com um marceneiro. Assim como selecionar entre diferentes opções em uma loja de móveis planejados ou avaliar a qualidade da ferragem em um móvel seriado (popular).

Avalie esse post:
[Total: 1   Average: 5/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Por dentro do móvel

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Cadeiras zero gravidade, ideais para relaxar

Móveis para crianças: itens que vão além do básico

Qual cadeira escolher para trabalhar em home office?