×

Elementos vazados: descubra o que são e como usar!

Elementos e móveis vazados são aliados na hora de melhorar a iluminação, a circulação de ar e a sensação de amplitude de um ambiente

Publicado em 08/05/2020 | Por_Everton Lima

Alcançar a beleza com a decoração é o desejo de todo mundo, não é mesmo? Por isso, na hora de escolher a mobília e os artigos de decoração para a sua casa, é importante ter referências. Assim, deve-se buscar entender algumas estratégias como o uso correto de elementos vazados.

Aliás, você sabe o que é um elemento vazado? Bem, se a resposta tiver sido não, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar o que são e como usá-los corretamente.

O que são elementos vazados?

Trata-se de uma estrutura que permite a passagem de ar e luz, independentemente se é luz solar ou artificial. Os elementos vazados podem fazer parte da estrutura do imóvel, como uma parede de tijolos moldados. Eles também podem ser apenas decorativos, construídos com elementos mais frágeis, como madeira ou bambu.

Como usar os elementos vazados?

Eles devem atender a uma estratégia da decoração do imóvel, como contribuir com a iluminação e ventilação. Além disso, eles precisam conversar com o restante da decoração da casa, incluindo os móveis e a pintura das paredes.

Quais as vantagens dos elementos vazados?

A primeira delas é melhorar a ventilação do imóvel. Por isso, eles podem ser colocados na direção das janelas. Assim, os outros cômodos da casa terão acesso à ventilação mas, dependendo do modelo do elemento vazado, correntes de ar podem ser minimizadas, contribuindo para que o clima das outras peças da casa não fique gelado demais.

A iluminação é o outro benefício dos elementos vazados. Alguns modelos projetam belas sombras nas paredes e podem dar um charme a mais no local.

Além disso, eles são excelentes divisórias de ambientes. Nem sempre o morador pode erguer uma parede no imóvel — situação comum em imóveis alugados, por exemplo. Nesse caso, é possível recorrer a um elemento vazado, feito de um material bem leve. Aliás, os móveis também podem ser usados nessa missão.

elementos vazados

Móveis vazados, como usar?

As estantes são os móveis mais comuns de serem usados com esse objetivo, pois devido ao seu tamanho, elas podem dividir ambientes. Nesse caso, recorra à estante que melhor atender o seu objetivo de decoração.

Estantes de madeira podem dar um ar mais clássico e intimista ao local. Já as de metal, dependendo do design, podem ser usadas em projetos mais modernos. Contudo, lembre-se: para que a estante seja usada como elemento vazado, ela não pode ter fundo.

Cadeira Vitória Vazada Preta. Produto do catálogo da Tramontina

Balcões de cozinha podem ser uma peça curinga para delimitar o espaço da cozinha com a sala de estar. Quando esses balcões não têm fundos, eles dão a sensação de amplitude, fazendo com que as duas peças pareçam maiores — ainda que com seus espaços bem determinados.

Caso o seu apartamento seja pequeno, você ainda pode usar cadeiras e poltronas com fundos vazados. Elas contribuem para que as pessoas percebam os ambientes maiores do que eles realmente são.

Como vimos, os elementos vazados podem atender a diferentes estratégias de decoração e podem ser alinhados com diversos projetos. Os móveis também podem se beneficiar dessa característica, contribuindo para que a sua casa fique cada vez mais moderna.

Se você gostou deste artigo, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Instagram!

Avalie esse post:
[Total: 1   Average: 5/5]

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Sem categoria

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

Você também pode se interessar por:

Faça Você Mesmo: aproveite a quarentena para produzir móveis

Projetos de adega para você se inspirar

Conheça a tecnologia que ampliou a qualidade do colchão