×
Arquivo de outubro de 2020

Design: móveis irreverentes do Estúdio Mula Preta

Postado por Cleide de Paula em 26/out/2020 -

Com traços marcados pela irreverência do desenho criativo, inspirados na cultura nordestina, Felipe Bezerra e André Gurgel, do Estúdio Mula Preta, colecionam diversos prêmios pela criação de móveis irreverentes.

O estúdio tem como marca registrada explorar ao máximo materiais e fontes de inspiração. Com efeito, chapas metálicas e madeiras entram em simbiose perfeita com cactos, bolas, dunas, plantas e frutos tropicais, resultando em produtos de design de luxo reverenciados. Igualmente, reconhecidos em premiações internacionais de alta visibilidade, tal como o A’ Design Award & Competition italiano, no qual o estúdio acumula várias indicações, a maioria delas por criações inusitadas.

Banco Centopéia

A Centopeia, uma das peças premiadas do Estúdio Mula Preta, foi concebida com a inspiração no inseto exótico de mesmo nome, que habita a floresta tropical brasileira. Feito de madeira entalhada, é um projeto incomum e divertido e ainda traz um aspecto dinâmico, proporcionado pelo posicionamento das 100 pernas.

Móveis open source, corte e monte você mesmo

Material: Madeira maciça no tampo, pés laqueados
Medida: 50 x 160 x 45

Cabideiro Cacto

Onde há seca também há beleza e foi de lá que o Mula Preta se inspirou para criar o Cacto. Além de tudo, a inspiração maior do estúdio, o mestre Luiz Gonzaga, já dizia, “Mandacaru quando ‘fulora’ na seca…”. Um acessório de design que intriga, entrega robustez na sua forma e remonta de forma lúdica o cenário seco da região Nordeste do País.

Material: MDF Laqueado
Medida: 71,4 x 71,4 x 180

Gaveteiro Sanfona

Neste móvel exclusivo e de peça única a dupla faz mais uma homenagem a Rei do Baião, figura chave na origem do Estúdio Mula Preta. Os designers fizeram uma releitura da sanfona tradicional, de maneira sofisticada e bem-humorada. Uma escultura em forma de móvel.

Material: Madeira e couro
Medida: 30 x 45 x 220 

Mesa Vitória Régia

Inspirada nas plantas aquáticas do mesmo nome, a coleção de mesas laterais segue a linha de inspirações inusitadas que remete a elementos naturais. Madeira torneada e base metálica compõe toda a peça.

Material: Madeira e pés em metal
Medida: 30 x 30 x 30 cm/40 x 40 x 40cm/50 x 50 x 50 cm

Banco Serpentina

Banco serpentina tem um design versátil e incomum. Inspirado pelos condensadores de refrigeração, bem conhecido objeto do cotidiano, ele é feito de tubos metálicos e pintura eletrostática. A peça do Estúdio Mula Preta traz o banal e comum para o moderno e divertido através design inovador.

Material: Metal e pintura automotiva
Medida: 50 x 160 x 45

Mesa Ping Pong

O famoso tênis de mesa, ou ping-pong, ganhou uma releitura clean e moderna. O ‘X’ da base, feito em aço corten, foi integrado ao nome. A coluna central é estruturada em concreto, e a rede é removível, transformando a peça em uma mesa de jantar.

Material: Estrutura metálica, madeira, concreto e aço corten
Medida: 274 x 152,5 x 75

Mesas Patroa

A formação geográfica muito presente na cidade natal do Estúdio Mula Preta, foi a fonte de inspiração dessa peça. Uma dessa formações foi traduzida para esta mesa de centro na mesma linguagem dos desenhos icônicos que a precedem, como a Duna. O vidro arremata o encontro com o mar.

Material: Compensado FSC, Vidro
Medida: 120 x 120 x 40

Poltrona Basquete

Basquete como o nome sugere, é uma cadeira elegante e extremamente confortáveis inspirada por uma simples bola de basquete. Estávamos à procura de algo incomum e original, e então esta ideia interessante veio à nossa mente. Deformando uma bola de basquete poderia mudar a nossa perspectiva como o ambiente em que vivemos. É fluida e orgânica nos permitem acomodar perfeitamente, sendo este ponto chave deste projeto.

Material: Espuma moldada, revestimento em couro natural
Medida: 100 x 130 x 65

Sofá Blocos

O Sofá Blocos possui costura de alto nível, proporções limpas e estofaria de alto conforto. Cada bloco pode ser usado individualmente e ainda afere uma versatilidade alta para o layout desejado. A rigidez da base é balanceada pelo estofado e simplicidade da escolha dos materiais. Além de todos os atributos de um bom sofá, a modularidade e facilidade de composições garantem um modelo dinâmico e facilmente adaptável a qualquer espaço.

Pensado para grandes ou pequenos ambientes, dependendo dos módulos utilizados, pode percorrer ambientes domésticos ou público, cumprindo sua função de maneira completa.

Modular com estrutura em Madeira de Eucalipto, molas Zig-Zag, espuma de alta resiliência com tecnologia desenvolvida especialmente para Sitti Design, envolvido com manta acoplada, e base revestida em Lâmina Natural, Mel e Ebanizado. A Mesa Lateral tem 40cm a os módulos tem variações de assento de 90cm a 120 podendo compor qualquer ambiente.

11 boas ideias de móveis para aproveitar ao máximo o melhor de cada ambiente

Postado por Thiago Rodrigo em 20/out/2020 - 1 Comentário

Truques de marcenaria e serralheria para criar móveis com dupla função, modulares, divisórias, entre outros recursos, são algumas ideias de móveis que podem ajudar a tornar o dia a dia mais funcional e confortável. Afinal, elas permitem poupar o espaço, ampliar a área de armazenamento e até mesmo agregar múltiplas funções para os espaços de apartamentos e casas.

Com o intuito de ajudar você a ter soluções para ambientes compactos, o arquiteto Bruno Moraes, que comanda o escritório Bruno Moraes Arquitetura, nos dá essas dicas de ouro.

Bancada com dupla função

Em princípio, neste apartamento com áreas próximas, o arquiteto desenhou uma bancada de madeira de apenas 2 cm de espessura com o propósito de acomodar a TV e cumprir o papel de escrivaninha para o home office. Destaque igualmente para o mural de recados e uma luminária de mesa com foco direcionável.

“Para este projeto, criei um tampo preto, que dá continuidade ao móvel com portas laqueadas de cinza claro, onde escondi a condensadora do ar condicionado. Prova de que a criatividade possibilita tornar uma solução multifuncional”, diz Bruno Moraes.

Estantes modulares

Não é novidade que a versatilidade é essencial nos dias atuais. Dessa forma, a estante de vergalhão é uma boa pedida, pois permite alterações futuras. A peça dinâmica tem cubos metálicos idênticos onde há a flexibilidade de criar prateleiras, nichos ou módulos fechados.

Com efeito, acompanhando toda a extensão da sala de estar, o modelo está pronto para acompanhar novas necessidades no decorrer do tempo. Bruno brincou com espaços ora vazados, ora fechados por nichos, criando movimento e garantindo o toque aconchegante da madeira.

Três em um como ideias de móveis

Ao passo que o arquiteto apostou em um móvel multiuso localizado atrás do sofá, ela funciona como barzinho e cantinho do violão. Igualmente, também pode ser reaproveitado para o home office.

“Os moradores já tinham em mente a necessidade de utilizar como home office em alguns dias da semana, por esse motivo fizeram um móvel que pode atender várias necessidades”, conta Bruno.

Prateleiras como aliadas

Não é novidade que as prateleiras são curingas nos ambientes, não é mesmo? Na cozinha pode ser uma ótima solução para organizar temperos, pratos, xícaras e objetos de decoração.

“É uma ótima opção inclusive para quem não pretende fazer o móvel aéreo sobre o tampo, além de versátil e bem econômica”, afirma Bruno. Ele usou uma peça com 2,15 m de comprimento, 20 cm de profundidade e 4 cm de espessura.

TV em todos os ambientes

A tela da TV presa na barra metálica giratória de 7 cm de diâmetro, executada pela empresa Casa do Suporte. Fixada no forro de gesso e no rack com nichos vazados, pode ser assistida em todos ambientes do apartamento. Com isso, é possível virar para mesa de jantar, cozinha, sala de TV e até para a varanda.

Divisória inteligente como ideias de móveis

Cortado a laser pela empresa Mentha, o painel vazado de madeira cria uma suave barreira entre o living e o home office, oferecendo privacidade sem prejudicar a luminosidade.

Para fixá-la, o arquiteto Bruno Moraes parafusou o painel no piso e no forro rebaixado de gesso. Com 2,55 m de largura, 2,60 m de altura e 3 cm de espessura, essa divisória é extremamente leve e ainda apresenta um elemento surpresa na área social.

Banco e baú como ideias de móveis

Na integração entre a varanda e o living, o cantinho entre as janelas foi bem aproveitado para abrigar um banco de marcenaria com futon e almofadas. Como resultado, serve de baú para guardar diversos objetos, como vassoura, rodo, entre outros, além de esconder a condensadora do ar-condicionado. “Essa solução também pode ser utilizada na sala de jantar com sucesso”, indica Bruno Moraes.

Solução para quarto de hóspedes

Usado no dia a dia pelas crianças como espaço para brincadeiras e estudo, o quarto se transforma facilmente em quarto de hóspedes graças à cama embutida na marcenaria feita sob medida pelo arquiteto. Ela foi feita a partir de um tampo de madeira e um sistema de ferragem basculante.

“Para permitir a circulação dos convidados, não é só a cama que sai de cena. A bancada de estudos, que conta com o mesmo tipo de mecanismo, também pode ser recolhida”, explica o arquiteto.

Aproveitamentos como ideias de móveis

Para ganhar espaço de armazenamento no quarto, uma solução interessante que o arquiteto fez foi incluir gavetões sob a cama – eles medem 60 cm x 50 cm. Desse modo, é possível acomodar uma série de roupas ou objetos, de forma discreta e sem o trabalho de levantar o colchão, como acontece em modelos de cama box.

Armário ou divisória? Os dois!

Com apenas 53 m², este apartamento reúne uma série de soluções para ganhar espaço. Uma delas é a divisão entre o quarto e a ala social, feita por três portas de correr muito práticas (1,06 m x 2,42 m cada folha).

Quando deslizam para a esquerda, é possível abrir o closet. Quando correm para a direita, é possível ter acesso para o quarto, que está escondido nas fotos. É uma solução bem versátil e possível em diferentes residências.

Marcenaria bem pensada

Neste dormitório, duas boas ideias de móveis de como os móveis sob medida são indispensáveis. Na entrada do ambiente, o armário vertical oferece lugar para perfumes e outro itens de beleza. “Dentro do ambiente, basta abrir as portas espelhadas do armário para ter acesso as roupas”, explica Bruno Moraes.