×
Arquivo de março de 2022

Como escolher o melhor puxador para o seu móvel

Postado por Thiago Rodrigo em 22/mar/2022 - 1 Comentário

Os puxadores nasceram com a função de abrir e fechar portas e gavetas e ao longo dos anos se transformaram em um produto determinante no processo de design do móvel. A competitividade no setor moveleiro faz com que até mesmo essa simples peça não seja esquecida dentro do projeto do mobiliário das empresas. Desse modo, torna-se uma peça de design e, muitas vezes, é o toque de diferencial do móvel, contextualizando toda a linguagem dele. Por isso, veja como escolher o melhor puxador para o seu móvel sob medida!

O importante nesse processo é saber como explorar o apelo visual adequadamente. A complexidade do público a que se destina o produto, muitas vezes, tende a gostos “flutuantes”. Todavia, é claro que o designer/projetista da marcenaria ou o arquiteto/designer de interiores que projeta o mobiliário não escolhe um modelo de puxador ou perfil levando em consideração apenas a estética.

como escolher o melhor puxador para o seu móvel

Como escolher o melhor puxador para o seu móvel

Na seleção do melhor puxador para o seu móvel, é definido o modelo, material, quantidade, espessura e acabamento. Como cada projeto de mobiliário é desenvolvido com o objetivo de atender a um determinado público, quando se trata da escolha de puxadores e perfis isso não é diferente.

São muitos os atributos que influenciam na escolha de um modelo de puxador, que vão desde custo, passando por conceitos estéticos/formais até chegar nos práticos/funcionais.

Como usar acessórios e iluminação na cozinha

O puxador deve ser escolhido de acordo com a sua necessidade como consumidor, como todo produto. O mercado consumidor é quem dita a tendência, mas a necessidade individual de quem compra é o principal fator a ser analisado.

Em virtude disso, é designer/projetista/arquiteto/designer de interiores que tem o papel de desenvolver, filtrar, analisar e definir, junto a você, consumidor, qual solução é a mais adequada para o projeto.

Melhor puxador para o seu móvel considerando o preço

Como tudo na estrutura do móvel interfere no preço final e o puxador não é exceção. O puxador deve atender nos três quesitos do design: estética, funcionalidade e preço. Em vista disso, os fabricantes de puxadores têm pensado na criação de puxadores econômicos, mas com design mais elaborado que antigamente.

Dessa maneira, puxadores com melhor design são mais aceitáveis hoje em detrimento do preço. Nos móveis populares, por exemplo, em que é preciso manter preços competitivos, os puxadores de menores custos entram em cena novamente, porém com desenho mais elaborado.

Em um móvel mais econômico, é de extrema importância que o custo esteja adequado ao produto, sem deixar de proporcionar praticidade e conforto ao usuário. Por outro lado, em projetos de maior valor agregado o custo dos puxadores é consequência de propostas conceituais mais arrojadas.

como escolher o melhor puxador para o seu móvel

Puxadores infantis

Para a mobília infantil, leva-se em conta além do design, a segurança dos seus possíveis usuários. É sempre indicado usar algo mais arredondado, sem pontas ou quinas e uns embutidos também, para que não fiquem com pontas sobressalente à superfície.

Saiba que, com a preocupação com a segurança da criança, puxadores com formas mais arredondadas, sem partes que possam sair fácil, são os escolhidos pela maioria dos pais e, consequentemente, das indústrias moveleiras.

Atualmente, as indústrias de móveis populares estão em busca de modelos arredondados, deixando de lado um pouco os puxadores temáticos, de bichinhos ou flores, como anteriormente ocorria.

Como usar acessórios e iluminação para deixar sua cozinha mais elegante

Postado por Móveis para casa em 10/mar/2022 - 1 Comentário

Jaqueline Marques

Sou formada em Design de Interiores e Pós-graduada em Marketing, Comunicação e Vendas. Atuo no mercado moveleiro desde 2007 e sou responsável pelo setor de Design de Produto e Pesquisa de Mercado em uma empresa especializada em móveis para cozinha que está em atividade há 60 anos. Apaixonada pelo mundo do design, minha inspiração está em criar produtos e ambientes que proporcionem aconchego, conexões e afeto no lar.

Por mais reduzido que seja esse espaço, sempre tem jeito de fazer uma cozinha charmosa, aconchegante e funcional.

Um estudo detalhado do layout, para que se possa aproveitar todos os espaços possíveis, com a ajuda de uma marcenaria, acessórios ou móveis modulados é possível encaixar todos os elementos e eletrodomésticos.

É claro que podemos usar de alguns artifícios, como a iluminação, que é algo muito importante, pois poderá dar o efeito charmoso para aqueles espaços que não têm entrada de luz natural.

Uma coisa que podemos investir são os acessórios. Ter à mão os objetos mais utilizados deixa tudo mais prático, pois cada espacinho é valioso quando não temos muito espaço disponível, e podemos deixar tudo ainda mais funcional e com uma estética agradável.

Fitas de LED

As Fitas de LED são uma maneira rápida, prática e muito eficiente de se trazer luz, vida e intensidade de cores para os ambientes do seu lar. Podemos colocar a fita de LED em lugares estratégicos, para criar uma sensação de conforto no ambiente.

Prateleiras

Pequenas Prateleiras Estreitas são perfeitas para guardar itens como vasos e tábuas, e para dar um movimento ao seu espaço e não ficar tão fechado.

Barra com Utensílios

Os itens mais utilizados na cozinha pendurados em uma barra garante agilidade, e também dá para brincar com a decoração.

Porta Temperos

Além de organizar tudo em um só lugar, o acessório dá um toque no décor da sua casa.

Organizadores Internos para os Armários

Manter o espaço da cozinha organizado nunca é uma tarefa fácil. Porém, com a ajuda dos organizadores de interior é possível transformar as gavetas desorganizadas ou prateleiras abarrotadas de utensílios em espaços bonitos e eficientes, muito bem-organizada.

Como escolher o melhor colchão para seu corpo

Postado por Thiago Rodrigo em 03/mar/2022 -

Para escolher o melhor colchão para seu corpo, o morador e o profissional de arquitetura devem levar em conta, entre tantos atributos, o conforto para noites muito bem dormidas. Afinal, todo mundo quer uma noite de sono reparadora, não é mesmo?

Conheça a tecnologia que ampliou a qualidade do colchão

Para que as energias sejam totalmente renovadas, é necessário que o quarto atenda todas as necessidades dos moradores como conforto, aconchego, ergonomia e bem-estar. Com base nisso, o colchão é um dos elementos mais importantes a ser escolhido e deve considerar as características físicas e as preferências de quem o usufruirá.

Para quem quer escolher o melhor colchão para seu corpo, mas não sabe exatamente como decidir o modelo, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, com experiência na decoração de dormitórios e em acompanhar os seus clientes em lojas do segmento, aproveitam para trazer um guia repleto de dicas para ajudar na compra. Confira!

Decidir é preciso

“Não é uma tarefa fácil comprar colchão. Há muitas marcas e modelos no mercado, o que causa confusão mesmo. Mas, essa escolha precisa ser feita com muito carinho, afinal passamos cerca de 1/3 do nosso dia no colchão, não é? Portanto, tem que ser muito bem pensado, inclusive, é bom fazer comparações”, diz Paula.

Segundo as arquitetas, logo no começo é ideal avaliar os tipos de colchões disponíveis: mola contínua, mola individual, espuma, viscoelástico, látex, etc. “Como tudo na vida, cada tipo tem suas vantagens e suas desvantagens. Então na hora de escolher é importante que ele seja confortável para o seu corpo. Por isso, pesquise o máximo que puder e peça opiniões de quem entende”, complementa Danielle.

como escolher o melhor colchão para seu corpo
Para definir o colchão, o morador e o profissional de arquitetura devem levar em conta, entre tantos atributos, o conforto para noites muito bem dormidas |

Mola ou espuma?

Comparativamente, o colchão de espuma é mais firme e resistente do que o colchão de mola. Geralmente é indicado para quem tem problemas de postura e dor nas costas. Deve ser escolhido pela sua densidade e tipo de espuma. Sua durabilidade é de aproximadamente cinco anos.

Regra do Inmetro facilita escolha da espuma

Já o colchão de mola é considerado mais confortável e macio. As molas ensacadas são recomendadas para casais devido à diferença de movimentos – quando um se mexe, o outro não sente o impacto. Sua vida útil é entre 8 e 10 anos.

Teste para escolher o melhor colchão para seu corpo

É importante testar o colchão antes da compra. Então vá até a uma loja e perceba as diferenças entre um tipo e outro. “Teste e deite nele de verdade na loja, porque além da densidade, ele deve ser confortável. Escolher o colchão errado pode afetar a qualidade do sono e causar dores no corpo” diz Paula.

Outra dica interessante é: “Caso você durma em um hotel, pousada, ou na casa de um amigo, e tenha gostado bastante do colchão, vale a pena perguntar qual é a empresa e o modelo. Afinal, você já aprovou”, aconselha Dani.

Antes de realizar a compra é importante testar o colchão na loja | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura

Firmeza do melhor colchão para seu corpo

Nem sempre um colchão muito duro ajuda em caso de dores nas costas. O mesmo nível de firmeza não funciona exatamente para todos. Isso é variável, pois tudo vai depender também da estrutura corporal de cada um.

“Uma estrutura mais estreita e leve, por exemplo, vai necessitar um tipo de firmeza de colchão. Já uma estrutura corporal maior e mais pesada vai pedir outro tipo. Portanto, é preciso verificar isso na loja”, comentam as arquitetas.

– O que é um colchão bed in a box

“O importante mesmo é ter uma postura de sono ideal, para que os músculos relaxem o suficiente e para que o corpo se recupere enquanto dorme. Para evitar dores nas costas o recomendado é um colchão que ofereça um alinhamento da coluna. Mas, quando não se tem certeza sobre o modelo, uma firmeza média é a solução. Na dúvida, procure sempre os especialistas”, recomendam.

Medidas padrão de colchões no Brasil

  • Para colchões e camas box
  • Berço Infantil: 0,60 x 1,30 m / 0,70 x 1,30 m / 0,70 x 1,50 m
  • Cama de solteiro: 0,78 x 1,88 m / 0,88 x 1,88 m
  • Cama de Casal: 1,28 x 1,88 m / 1,38 x 1,88 m
  • Queen Size: 1,58 x 1,98 m
  • King Size: 1,86 x 1,98 m / 1,93 x 2,03 m
como escolher o melhor colchão para seu corpo
As camas de solteiro seguem o padrão de 1,88m de comprimento | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura

Para medidas consideradas fora do convencional (como em casos de estatura fora do padrão, por exemplo), será preciso solicitar um colchão em espuma sob medida especial ao fabricante.

Segundo as profissionais, as medidas do colchão devem ser 2 cm menores do que as de uma cama tradicional, para que seja feito o encaixe correto. Exceto, é claro, a cama box em que o colchão deverá ter o mesmo tamanho.

Densidade do colchão

A densidade de um colchão representa a relação entre a quantidade de espuma utilizada x m³. É uma forma de saber se ele suporta ou não o peso que será aplicado. A densidade vem indicada com a letra D e uma numeração específica.

Há uma tabela oficial de Biótipos do instituto Nacional de Estudos do Repouso (Iner) para auxiliar nessa escolha. A densidade tem a ver com o perfil do usuário, pois terá relação com a melhor distribuição. “Uma pessoa com peso maior, por exemplo, precisa de um colchão de densidade mais alta”, contam.

O colchão de espuma é considerado mais firme, enquanto que o de molas é mais macio | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura

Cama de solteiro x cama de casal

Então, para solteiros, na hora de escolher a densidade de um colchão deve-se observar a relação do peso do usuário X a densidade indicada pelo fabricante. Já no caso de um colchão de casal, é necessário calcular a altura média do casal e o peso de quem tiver maior massa corporal. (Para descobrir a altura média, deve-se somar as duas medidas e então dividir por dois). Depois é só procurar na tabela de biótipos do colchão do Iner qual densidade é a mais indicada.

Prazo de validade

Você sabia que os colchões têm prazo de validade? Portanto, é sempre bom observar esse detalhe também. Afinal, dessa forma, a saúde do sono e o bem-estar nos momentos de descanso serão garantidos.