×
Arquivo de novembro de 2022

Apartamentos pequenos: confira 5 ideias funcionais

Postado por Júlia Magalhães em 30/nov/2022 -

Antigamente, era comum o desejo de morar em grandes residências. Contudo, assim como outros mercados, o imobiliário também passou por mudanças – muitas delas por questões sociais, demográficas e econômicas. Assim, os apartamentos pequenos caíram no gosto de compradores, investidores e construtoras.

Moradias menores têm aumentado o número de adeptos há alguns anos e a tendência veio para ficar. Mas, como compor a decoração de imóveis com menos de 50 metros quadrados?

Uma casa é um universo particular com infinitas possibilidades de decoração e soluções para tornar a vida ainda mais agradável. Exatamente por isso, os profissionais da área desenvolvem diversas maneiras de desenrolar possíveis entraves. Assim, tornam o ambiente funcional, elegante e confortável.

Para indicar, na prática, como adversidades são contornadas, esmiuçamos o projeto de um apartamento de 49 m². Inspire-se em cinco soluções que foram tomadas por Claudia Yamada e Monike Lafuente, arquitetas do Studio Tan-Gram, para atender aos pedidos da moradora.

Separação de ambientes em apartamentos pequenos

As paredes delimitando ambientes são recursos que existem há séculos, contudo, nada impede que eles sejam estilizados, revestidos e claro: sejam funcionais. Muitas pessoas encontram problemas quando o assunto é a separação de cômodos e a inserção de portas acaba sendo o artifício mais fácil que encontram. Porém, as profissionais do Tan-Gram propuseram uma solução diferente e estilizada: portas mimetizadas.

A criatividade de substituir uma separação convencional entre a sala e o dormitório foi a aposta ao instalar uma porta mimetizada. Ela ‘some’ no painel frisado que toma conta da área social. Mais do que disfarçar a passagem para a suíte, foi um jeito de deixar o visual mais elegante, limpo e unificado.

“Para que não ficasse uma solução de marcenaria ‘chapada’ e monótona, brincamos com ripas de MDF revestido. Optamos por um ritmo aleatório que dá uma dinâmica bem interessante”, explica Claudia sobre a inovação. “Para garantir um visual lindo, é preciso ter cuidado com os acabamentos das extremidades do painel. Seja com o piso e teto, ou com laterais”, complementa Monike.

Crédito: Luís Gomes de Souza

Decoração da cozinha e na área de serviço

Já caiu por terra a tendência antiquada onde as cozinhas e áreas de serviço eram discretas e neutras. Escolher os detalhes do décor dessas áreas se tornou tão importante quanto a decoração de qualquer outro cômodo da casa. Assim, as formas geométricas deram o contorno que o espaço integrado merecia.

Os grandes armários e a bancada unem a cozinha e a área de serviço, de ponta a ponta. Os azulejos também compreenderam toda a extensão da área integrada. Com isso, garantiram a coesão estética do projeto, além da funcionalidade de ambos.

Crédito: Luís Gomes de Souza

Home office confortável com espaço reduzido

O home office ganhou força nos últimos anos e, muitas empresas pretendem seguir neste formato ou no modelo híbrido. Com isso, pensar em um local onde se possa trabalhar sem que a vida pessoal seja comprometida virou objeto de desejo. No entanto, nem todos conseguem deixar um cômodo próprio para o home office. Por isso, otimizar o espaço é uma saída eficaz para criar um escritório confortável dentro de casa. No apto de 49m², um cantinho recebeu todo o suporte para se tornar um escritório, já que a proprietária trabalha de casa.

Nele, LEDs foram instalados nas extremidades da prateleira além da luminária direcionada de mesa. Com isso, evita que se forme sombra sobre o local, que compreende cerca de 75 cm de altura do piso e 60 cm de profundidade. A escrivaninha ganhou também uma calha na bancada, onde os fios do notebook e da luminária podem ser acomodados sem causar confusão. Outro charme da bancada que compõe o escritório compacto é a sapateira embutida, onde os sapatos podem ser acomodados logo na entrada do imóvel.

Crédito: Luís Gomes de Souza

Rede em apartamentos pequenos

Acessório favorito de muitas pessoas quando o assunto é relaxar, as redes são queridinhas que, muitas vezes, acabam ficando de fora de imóveis mais compactos como apartamentos sem grandes varandas. Porém, quem deseja ter uma, saiba que é possível usufruir do repouso proporcionado pela peça mesmo possuindo pouco espaço em casa.

As arquitetas atenderam o desejo da moradora ao instalar uma rede na varanda integrada do imóvel. “Para fixar essa peça, tivemos o cuidado de pendurá-la em um tirante que está chumbado na laje”, explica Claudia. A arquiteta reforça que a instalação não deve ser feita no forro para que não aconteçam acidentes.

Crédito: Luís Gomes de Souza

Lavabo estilizado

Muitas pessoas não investem na decoração do lavado, que acaba se tornando um cômodo sem personalidade e “jogado para escanteio”, sem brilho. Porém, como um imóvel bonito pode ter um único cômodo apagado? Pensando em estilizar o lavabo, existem soluções econômicas e bonitas que garantem o cuidado com a estética da toalete.

A pintura contou com uma cor que faz parte da paleta do apartamento e a decoração foi completa com um adesivo que imita madeira ripada. “Para finalizar, trocamos o piso, apostamos nesse espelho com tira de couro, conhecido como Adnet”, detalha Monike.

Crédito: Luís Gomes de Souza

Tons neutros no décor proporcionam serenidade e sossego

Postado por Júlia Magalhães em 22/nov/2022 - 1 Comentário

Com muita elegância e sobriedade, os tons neutros são predominantes em projetos residenciais. Engana-se quem pensa que a paleta é tediosa e sem vida, pois, pelo contrário, ela se mostra versátil e atemporal. Pode ser combinada com qualquer estilo de decoração e nunca sai de moda.

Além disso, basta apostar em móveis e/ou acessórios coloridos pontuais para renovar o ambiente. Você não precisa modificar o cômodo do zero se a sua base da decoração é clean.

Utilizar cores neutras em paredes, revestimento e móveis permite a aplicação de outras tonalidades no restante da decoração. Dá para incrementar o ambiente com, por exemplo: almofadas coloridas, tapetes estampados, quadro com ilustrações, vasos de planta e por aí vai, as opções são infinitas.

Nuances

Vale destacar que as cores neutras não se restringem ao branco e preto. Também é possível considerar as variações de beje, marrom, cinza, verde e assim por diante. A composição entre as nuances vai ditar o décor. Por exemplo, ao preferir pelas cores neutras claras, o espaço se torna automaticamente mais iluminado.

A dica para potencializar esse aspecto é também utilizar cortinas transparentes, para deixar que a luz natural faça a sua parte. Dessa forma, a impressão que passa é que o cômodo é maior, mas sem perder em nenhum momento a leveza que claridade traz.

Projeto da arquiteta Camila Amabile / Crédito: divulgação

Nesse projeto da arquiteta Camila Amabile, o uso dos tons neutros foi primordial para transmitir a suavidade e o conforto que todo quarto que se preze têm. A madeira aqui também foi uma grande aliada para trazer esse ar de aconchego, deixando a iluminação como destaque do ambiente.

Perceba que tons sóbrios são facilmente encontrados na natureza. Portanto, opções que lembram argila, areia e diferentes tipos de solos também entram nessa categoria. Vale a pena explorar os exemplos trazidos pelos materiais naturais como a madeira, palha e pedras naturais. Para completar e gerar ainda mais aconchego, agregue as plantas.

Revestimentos

A Berneck – especializada em painéis MDP, MDF e HDF, além de Pinus e Teca serrados – lançou, este ano, a coleção de painéis revestidos chamada Sentidos, com excelentes opções para compor decorações neutras.

Padrões de painéis revestidos Lana e Carvalho Japandi / Crédito: divulgação Berneck

Desenvolvida com base em estudos de tendências, traz oito novos padrões: Baru, Taupe, Nogal Artezzano, Basalto, Lana, Roble Catedral, Ópera e Carvalho Japandi. Todos contam com a tecnologia bacterfree, que protege contra vírus e bactérias.

O nome Sentido está relacionado às sensações e ao significado mais racional de direcionar, apontar caminhos. Com um pensamento de vanguarda, o lançamento é a evolução natural das coleções anteriores, Origens, de 2018, e Nômade, de 2020, com as quais combina perfeitamente.

Os padrões de painéis revestidos Roble Catedral e Ópera da Berneck / Crédito: divulgação Berneck

Agora que você viu as possibilidades da decoração neutra na decoração, conta aqui para a gente nos comentários se essa seria uma escolha para sua casa!