×

Móveis: de qual geração você é?

Confira em qual geração (X, Y, Z ou Alpha) você pertence e as características de cada uma delas

Publicado em 01/10/2019 | Por_Thiago Rodrigo

O que você espera em termos de moradia? Como os móveis para casa se encaixam dentro do seu gosto? Bem, pensando em identificar as tendências de living das diferentes gerações de pessoas, a WGSN, uma autoridade global em previsão de tendências, apontou destaques de comportamentos das gerações quando o assunto é moradia. Ao mesmo tempo que, é claro, os móveis estão intrinsecamente ligados a elas.

Confira a seguir as novidades que impulsionam cada geração e comente se está adequado ao seu estilo de vida atual.

Móveis para Geração X

1965 – 1978 (41 – 54 anos)

Antes de mais nada, a casa dessa geração se transformou em um local para expressar sua individualidade e gosto, desde o status das cozinhas até o quarto das crianças. Com foco nessa geração, há uma democratização do design de interiores, tornando-o mais acessível e acessível para todos.

Como o bem-estar é importante para a Geração X, isso está intimamente ligado ao ambiente doméstico. Neste sentido, estão se mudando para locais menos urbanos com o propósito de correr atrás de um estilo de vida focado no bem-estar. Essas casas misturam gerações.

Moradias da Geração Y

1979 – 1993 (26 – 40 anos)

Os Millennials (como também é chamada a Geração Y) estão abraçando uma nova geração disruptiva do morar. De fato, por ser algo que atende ao seu estilo de vida.

As marcas – como os fabricantes de móveis – projetam soluções que atendem especificamente para essa geração que vive em espaços menores. Nesse caso, é provável que móveis multiuso sejam primordiais.

Nessa geração que passa mais tempo em casa, os espaços precisam ser adaptáveis. Ou seja, os móveis precisam ser funcionais e flexíveis para trabalhar, cozinhar, relaxar e se divertir.

Segundo a pesquisa, ao mesmo tempo em que as plantas são muito importantes para essa geração, os pets igualmente. Desse modo, vale a pena ver os melhores tecidos para quem tem pet em casa.

Móveis para Geração Z

1994 – 2009 (10 – 25 anos)

Primeiramente, se você está nessa geração você, provavelmente, deve estar pensando em algum móvel para o seu quarto ou para o seu espaço no apartamento dividido com um amigo.

Com toda a certeza, a pesquisa aponta que a geração Z busca espaços menores, áreas verdes e está mais conectado.

Também quer maior otimização de recursos com proximidade ao trabalho ou faculdade. A saber, você já procurou algum móvel para morar no apartamento alugado perto da nova faculdade?

Os lares que funcionem com um sistema unificado é prioridade da Geração Z. Nesse sentido, casas com soluções inteligentes estão em alta. Por exemplo, com sistema de automação, sistemas de iluminação, sistemas de som, câmeras conectadas a um único dispositivo ou entretenimento.

Moradias da Geração Alpha

2010 – 2018 (1 – 9 anos)

É a primeira geração digital e está se tornando mais influente dentro de casa. Globalmente, a geração Alpha influencia 65% na decisão dos seus pais – nos Estados Unidos sobe para 81%.

A casa da família, uma vez considerada a ambiente físico estável que permanece um constante como uma criança cresce, não existirá para esta geração. Inteligência Artificial (AI), impressoras 3D e realidade aumentada se tornarão mais sofisticadas e fornecerão soluções domésticas que serão adotadas pela Geração Alpha.

Aonde se encaixarão os móveis para casa em que “robôs sociais” representam a próxima fase da AI em casa? No caso, esses robôs podem fornecer soluções para problemas que são exclusivos da “Gen Alpha”.

Primordialmente, a moradia e seus móveis estarão focados em bem-estar. As vizinhanças serão conectadas à natureza. Ao usar realidade aumentada (AR), essa geração pode desenvolver uma arquitetura digital e em qualquer superfície. O AR pode ser usado para criar uma conexão mais emocional para casa da Geração Alpha, mesmo que a casa não seja permanente.

Em qual geração você pertence? As características das gerações se encaixam com o seu perfil? Os móveis que você deseja para sua casa se enquadram com as particularidades apontadas pela pesquisa? Comente abaixo!

Avalie esse post:

Siga nossa página no instagram e fique por dentro das novidades

@moveisparacasa.oficial
Novidades em móveis

Cadastre-se para receber tudo sobre móveis

    Você também pode se interessar por:

    Häfele apresenta projetos para pequenos espaços

    Cores influenciam no humor e podem afetar produtividade no home-office

    Sofás modulares e chaises para o inverno