×
Arquivo de setembro de 2023

Ambiente corporativo inovador para se inspirar

Postado por Júlia Magalhães em 26/set/2023 -

Quando se pensa em um ambiente corporativo, muitas vezes a imagem que vem à mente é a de uma sala de reuniões tradicional com mesas e cadeiras formais. No entanto, o arquiteto Felippe Comninos, da Vale Arquitetura, enfrentou o desafio de criar um escritório que fosse tudo, menos convencional.

O cliente desejava um espaço de trabalho que fugisse do tradicional, algo único e acolhedor. Para atingir esse objetivo, Comninos mergulhou na criatividade e no design. Assim, transformou um espaço de 33 m² em uma verdadeira obra de arte.

A abordagem escolhida pelo arquiteto foi a do conceito “open plan”, onde todos os ambientes são integrados. Portanto, uma reforma no espaço foi necessária, incluindo a transformação de um dos banheiros em uma copa funcional.

Um dos maiores desafios do arquiteto, certamente foi criar um espaço de reuniões sem a presença de uma mesa de conferências convencional. A solução encontrada foi adotar um conceito mais descontraído e aconchegante, assemelhando-se a uma sala de estar em uma casa, com o intuito de fazer com que os clientes se sentissem confortáveis durante as reuniões.

Ambiente corporativo aconchegante

A fim de transmitir aconchego e o sentimento de estar em casa, foram utilizados tons neutros, deixando os pontos de destaque para o armário, o tapete, e os objetos de decoração.

Móveis com propósito

O sofá em curva foi cuidadosamente selecionado. Desse modo, permite que as pessoas fiquem próximas umas das outras, incentivando a comunicação. “O tapete no lounge é utilizado para aquecer o ambiente e o sofá em curva para deixar as pessoas mais próximas”, destaca.

De acordo com o arquiteto, ao utilizar o sofá curvo, as pessoas ficam levemente viradas umas para as outras, assim como a cadeira com giro, que foi colocada no projeto com esse mesmo propósito. Já a poltrona Shell é fixa, mas é mais despojada, para os clientes “quase deitarem” para uma conversa.

Sofá curvo proporciona maior conexão entre profissional e cliente | Crédito: divulgação

Marcenaria inteligente

A marcenaria desempenhou um papel fundamental no projeto, com portas de armário em laca azul decoradas com o logo do escritório em baixo relevo. A mesa de trabalho, feita de madeira natural, foi produzida por um amigo da cliente e incorpora as cores azul e dourada, que fazem parte da identidade visual do escritório.

Sem mesa de reunião, o projeto desenvolvido pela Vale Arquitetura, trouxe o aconchego de uma sala de estar para o ambiente corporativo
Cor escolhida na marcenaria reforça identidade do escritório | Crédito: divulgação

Iluminação mista

Em relação ao projeto luminotécnico, foi utilizado um misto entre um projeto residencial, para a área do lounge, e um comercial. Na área de trabalho, o profissional optou por luminárias com uma iluminação direta e focal. Já no lounge, modelos difusos e uma iluminação indireta foram a aposta.

Leia mais:
Decoração inteligente: 4 dicas para transformar espaços
8 dicas para criar ambientes multifuncionais
Decoração industrial: como deixar mais caloroso e elegante

Objetos decorativos transmitem personalidade

Cada objeto decorativo no escritório tem um significado especial para a cliente. O resultado é um ambiente que não é apenas um espaço de trabalho, mas também uma narrativa visual que reflete a história e os valores da cliente, mantendo-a sempre conectada à sua família.

Assim, o projeto de Comninos prova que um escritório pode ser muito mais do que apenas um local de trabalho. Pode ser um ambiente que inspira, emociona e conta uma história única.

Decoração inteligente: 4 dicas para transformar espaços

Postado por Júlia Magalhães em 22/set/2023 -

Estilo de vida, momento de compra, fatores sociais e econômicos. Muitos podem ser os motivos para a aquisição de um apartamento com metragem menor ou mais compacto, especialmente nas capitais e grandes centros urbanos. Mas se engana quem acha que em áreas menores não é possível ter conforto para diferentes atividades.

Uma decoração criativa e inteligente pode trazer soluções interessantes e capazes de tornar o dia a dia mais prático e confortável para os moradores, independentemente da metragem do lar. Confira algumas dicas e soluções pensadas pela arquiteta de apartamento decorado da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii, Camila Forbeck.

1. E se a caixa do ar-condicionado virar uma bancada para a horta?

Nas cidades mais quentes, o ar-condicionado é considerado um item quase essencial. Já nas localidades mais frias é usado como auxílio para aquecer os ambientes. No entanto, nem sempre é fácil incorporar o aparelho na decoração. Na varanda do apartamento decorado do empreendimento Cosmopolitan, em Maringá (PR), a solução foi criar uma estrutura vazada, formando um L, que sustenta uma bancada acima da máquina do ar. Essa estrutura se transforma em um apoio para uma pequena horta, com a possibilidade de outros usos na varanda.

Leia mais:
8 dicas para criar ambientes multifuncionais

2. Mesa multifuncional é a forma criativa para gelar bebidas

Na mesma varanda, a mesa mais alta foi projetada para receber amigos ou confraternizações familiares de maneira mais criativa, prática e sem deixar as bebidas esquentarem. Assim, a solução foi incorporar o balde de gelo na estrutura de apoio da mesa. “A varanda é um local descontraído para encontros e comemorações, por isso o foco precisa ser na praticidade e na funcionalidade, incorporando elementos mais decorativos que expressem a personalidade dos moradores no espaço”, afirma a arquiteta.

Créditos: divulgação/Yticon

3. Mesa do home office esconde bagunça e compõe decoração da sala: é só fechar!!

Trabalhar em casa é uma realidade para muitas pessoas. Contudo, quando não há um cômodo específico para essa atividade, a solução é pensar em alternativas que sejam úteis e que integrem a composição do ambiente com mais de uma funcionalidade. Neste caso, a aposta da arquiteta foi uma mesa retrátil embutida na marcenaria da parede.

Assim, basta abaixar a porta para começar a trabalhar e, no fim do expediente, é só fechar para esconder a “bagunça” de um dia de trabalho e transformar o ambiente. “Essa funcionalidade auxilia na organização do espaço e no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mesmo quando essas áreas ocupam o mesmo espaço”, finaliza a arquiteta.

Créditos: divulgação/Yticon

4. Painel para televisão divide os ambientes com sutileza e charme

Os espaços mais abertos e integrados são uma tendência nos projetos de apartamentos de todas as metragens. No entanto, muitas vezes é preciso encontrar soluções criativas para criar a divisão de áreas específicas sem perder a essência do projeto.

Nesse projeto da arquiteta Camila, a divisão entre a sala e a área que pode ser usada como home office foi feita de maneira criativa com o painel de televisão. A estrutura vazada dialoga com os demais materiais da decoração e transmite uma sensação de divisão sem comprometer o conceito mais contemporâneo dos ambientes integrados.

Decoração industrial: como deixar mais caloroso e elegante

Postado por Júlia Magalhães em 06/set/2023 -

Quando a decoração industrial surgiu, suas referências eram muito mais rústicas. Como por exemplo, tijolinhos à vista originais da edificação, piso, laje e estruturas – de concreto ou de serralheria aparentes. Essa estética deu origem ao estilo industrial que, depois de passado o período de frisson e tendência, definitivamente tornou-se um dos mais requisitados e preferidos na arquitetura de interiores contemporânea.

Mas o que antes evocava uma imagem mais rudimentar, passou a se modernizar com recursos que destacam a proposta do décor industrial, mas com uma leitura mais prática, moderna e suave, por assim dizer.

O arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, reconhece que a identificação atual permanece com as tubulações e instalações elétricas visíveis, mas encontrou um meio termo quanto ao gradiente de rusticidade evidenciado nos projetos.

“Essa adaptação aconteceu de forma natural e foi muito significativa, propiciando uma maleabilidade dos seus traços com outros parâmetros que respondem aos anseios do morar atual”, explica o profissional que trabalha e recebe um grande volume de clientes que trazem para o escritório as indicações do estilo.

Nessa transmutação, os aspectos que corroboravam para uma visão mais ‘pesada’ ou ‘agressiva’, tomaram novos rumos. Para o profissional, com a aplicação dos recursos certos, é completamente possível conceber a decoração dentro de uma ambiência leve e aconchegante. Acompanhe as dicas de Bruno Moraes:

Aposte em cores que tragam vivacidade

Foto: Guilherme Pucci

Na entrada do apartamento, a marcenaria verde menta – escolha do arquiteto Bruno Moraes para a marcenaria que abriga a chapeleira que acomoda os itens dos moradores e visitantes –, adorna com simpatia a aura do cimento queimado do piso de porcelanato e a laje aparente de concreto.

Com a predominância dos nuances de cinza, o arquiteto explica que os tons terrosos, comumente evidenciado nos tijolinhos, são sempre boas apostas para entregar um mix de cores dentro de uma proposta aconchegante. Nas possibilidades, ele também destaca que, quando bem dosado, cores vivas como verde, laranja, azul e as variações da cartela pastel resultam em composições super harmoniosas.

Spots direcionáveis e pendentes são peças imprescindíveis

Foto: Guilherme Pucci

Levando em consideração o estilo dos moradores e as demandas inerentes ao ambiente, o projeto de iluminação dessa sala de estar é marcado pelos trilhos direcionáveis com spots. Os nuances de cinza são atenuados pelo amadeirado leve e ripado que chama atenção na estante com nichos e estrutura de serralheria projetada pelo arquiteto Bruno Moraes.

Muitos detalhes podem (e devem!) ser funcionais e com a finalidade decorativa nos projetos. No capítulo iluminação, o profissional explica que a utilização de spots direcionáveis, pendentes modernos e luminárias modernas ofertam a luz indireta que entrega a atmosfera intimista de conforto. “Mais suaves, essa combinação não agride a visão e entrega em efeito agradável que esmaece a seriedade da maioria dos elementos do décor industrial”, detalha Bruno.

Foto: Guilherme Pucci

Na sala de jantar conectada à cozinha, toda a passagem da iluminação projetada pelo arquiteto Bruno Moraes é visualizada por meio dos cabos e spots fixados diretamente na laje. Dessas instalações, também ‘nasce’ a luminária pendente centralizada na mesa oval.

Conecte-se com a natureza

Foto: Guilherme Pucci

Um mix equilibrado nesse cantinho da varanda: o décor realizado pelo arquiteto Bruno Moraes exalta os tons terrosos dos tijolinhos, a madeira dos móveis e a delicadeza do cesto de palha. A adição das plantas deixou o espaço inspirado pela essência do natural.

Nos toques de frescor incorporados ao décor industrial, as plantas trazem vida e purificam o ar, dando a expressão de sua cor ao ambiente. Muitos estudos revelam que a simples presença delas remove toxinas e, segundo a cultura oriental, afasta as energias negativas. Além disso, elas umidificam naturalmente os ambientes, trazendo oxigênio fresco para o espaço e conecta o ser humano com o belo.

Aposte em madeiras e tecidos

Foto: Luis Gomes

Com grande parte da área social integrada, o conceito industrial marca os ambientes e os une. No estar, a serralheria no móvel da TV, cimento queimado no piso e teto, e spots fixados no teto acolhem quem estiver por ali.

Uma decisão bastante acertada na estética industrial é trabalhar com a estética de materiais naturais como a madeira, que entrega ao ambiente a desejada sensação de aconchego. Entretanto, de acordo com a recomendação do arquiteto, deve-se dosar o seu uso para que, em demasia, não se sobreponha às características pretendidas para a decoração de interiores. Ainda de acordo com ele, outro elemento chave é o tecido, muito bem-vindo nos estofados de poltronas, sofás, mantinhas e enxovais de cama, entre outras possibilidades.

Foto: Guilherme Pucci

Com a integração de sala de estar, cozinha e varanda, os moradores podem conversar uns com os outros de qualquer ponto, pois não existe segregação alguma que atrapalhe a comunicação deles.

Leia mais:
8 dicas para criar ambientes multifuncionais
Tendências para decoração para 2024

Presença de cortinas

Foto: Guilherme Pucci

Por aqui, o arquiteto Bruno Moraes investiu em um linho que trouxe leveza e sofisticação. Ao mesmo tempo, no décor a cortina resultou em uma solução bem interessante para a privacidade do morador

Autenticidade sempre

Foto: Luis Gomes

O cinza é tom predominante deste quarto de casal realizado pelo arquiteto Bruno Moraes: parede e teto foram pintados com tinta que imita cimento queimado e, no piso, o porcelanato acompanha o mesmo visual. Executada em linho cinza, a cortina entrou em cena para criar um clima afetuoso.

8 dicas para criar ambientes multifuncionais

Postado por Júlia Magalhães em 01/set/2023 -

Em um mundo onde o espaço é um recurso cada vez mais valioso, o conceito de ambientes multifuncionais ganha destaque. Afinal, à medida que nossas vidas se tornam mais dinâmicas e nossas casas mais compactas, aumenta a necessidade de otimizar o uso de cada centímetro quadrado.

A capacidade de aproveitar ao máximo cada canto da casa não apenas maximiza a funcionalidade, mas também cria uma sensação de amplitude, conforto e bem-estar. Para isso, dar usos adicionais a ambientes, não os limitando a suas funções tradicionais, é uma alternativa importante.

Pensando nisso, as plataformas especializadas em pequenas e médias reformas, Triider e habitissimo, dão 8 dicas para ajudar a concretizar a visão de espaços bem aproveitados e repletos de versatilidade. Confira e se inspire!  

1. Projeto 3D

A visualização é uma etapa crucial ao planejar ambientes multifuncionais. Com o auxílio de profissionais, você pode contar com projetos em 3D que oferecem uma representação realista do resultado. Isso permite fazer ajustes e tomar decisões informadas antes mesmo de iniciar a reforma.

Crédito: AdobeStock

2. Móveis sob medida

O segredo para aproveitar espaços ao máximo, muitas vezes, reside em móveis sob medida. Você terá um maior aproveitamento, a partir da estrutura do seu ambiente. Além disso, você poderá escolher os móveis conforme sua personalidade e gosto, deixando seu lar mais aconchegante e agradável. 

Crédito: AdobeStock

Leia também:
Espaços minúsculos da Hettich
Tendências para decoração para 2024

3. Divisórias inteligentes

Divisórias bem-planejadas podem criar zonas distintas em um único ambiente, sem comprometer a sensação de espaço. Estantes vazadas, painéis deslizantes ou biombos são maneiras eficazes de delimitar áreas funcionais.

Crédito: AdobeStock

4. Iluminação estratégica

A iluminação desempenha um papel crucial na definição de diferentes zonas dentro de ambientes multifuncionais. Uma boa estratégia de luz cria focos de interesse e delimita espaços, valorizando ainda mais a decoração e disposição dos móveis.

Crédito: AdobeStock

5. Otimização vertical

Em espaços pequenos, aproveitar paredes e tetos para armazenamento é uma abordagem inteligente. Prateleiras, ganchos e suportes de parede podem maximizar o uso vertical e liberar espaço no chão.

Crédito: Freepik

6. Móveis dobráveis e retráteis

Mesas que se dobram na parede ou camas retráteis, são soluções práticas para economizar espaço. Incorporar essas opções em seu projeto trará mais versatilidade e praticidade no seu dia a dia. 

Crédito: Multimóveis

7. Ambientes multizonas

Criar ambientes que atendam a diferentes funções é uma característica central dos ambientes multifuncionais. Profissionais da área podem sugerir layouts que integram salas de estar, escritórios em casa e áreas de refeições, maximizando a eficiência do espaço.

Crédito: Pinterest

8. Minimização inteligente

Ao criar espaços multifuncionais, a seleção cuidadosa de móveis e acessórios é essencial. Profissionais podem auxiliar na escolha de itens que se encaixem nas necessidades do espaço, evitando a sensação de excesso.

Crédito: Freepik