×
Arquivo de junho de 2020

Móveis industriais: vamos aderir essa praticidade?

Postado por Móveis para casa em 30/jun/2020 - 1 Comentário

Aline Pereira Arruda de Oliveira

Concluiu a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil- Centro Universitário Filadélfia- Londrina-PR em 2015. Ela fez Pós-Graduação em Arquitetura de Interiores: Projetos de Ambientes Comerciais e Residenciais –Unifil em 2016. Trabalhou em escritórios de arquitetura com projetos residenciais e comerciais. Atualmente é proprietária de uma loja/franquia (Mandale Chair Ourinhos) de cadeiras e afins, atuando na arquitetura de interiores.

Os móveis do estilo industrial são recentes nas decorações de interiores, mas já conquistou muitos fãs. Este é um estilo mais jovial e muito funcional. Vamos saber quais características e benefícios?

Características:

Os móveis industriais têm uma característica mais despojada e o seu acabamento é baseado na funcionalidade. São feitos em madeira e ferro ou aço, e suas formas são inspiradas nas linhas retas e simples, sem detalhes ou muitos ornamentos. Este estilo está totalmente ligado ao contemporâneo e é muito bem-vindo ao estilo moderno.

Quanto as cores, a mais frequente é o preto, principalmente nos metais, o cinza e o branco também se encaixam bem, pois lembra o tom do concreto (o que remete bem um estilo industrial, galpões e etc). Já a madeira representa mais em tom claro, o que gera um contraste com o preto; outra madeira utilizada é a rústica, afinal, o reaproveitamento é muito utilizado na decoração de estilo industrial. Uma outra característica dos móveis industrias é que tem uma facilidade em serem suspensos, por causa da estrutura.

Benefícios:

  • São feitos com dois materiais bem resistentes: madeira e ferro/aço;
  • Tem alta durabilidade;
  • Por terem facilidade em serem suspensos, se encaixam em qualquer lugar;
  • São muito utilizados em lugares pequenos por sua leveza e flexibilidade;
  • Mantendo o cuidado necessário, não exigem muita manutenção;
  • São móveis que dão aconchego ao olhar;
  • Móveis que se encaixam em outros estilos com grande facilidade.
  • Em ambientes pequenos, podem ser usados como divisores de espaços.
  • Geralmente são móveis com a base aberta, o que facilita na limpeza do local em que está inserido.
Fonte: Pinterest

Em quais ambientes usar?

Muitas pessoas acham que os móveis industriais são apenas mesas e estantes, mas eles podem ser usados em qualquer ambiente. O que mais é visto são escritórios, salas e bibliotecas, mas nada impede em usar em quartos, closets, banheiros e cozinhas, sempre com um bom projeto, tudo pode ser feito. Você gostaria de aderir esse estilo na sua casa?

Fonte: Pinterest

Afinal, os móveis industriais são só estantes ou mesas?

Na decoração, o estilo industrial pode ser composto por móveis como: armários, mesas, banquetas e até iluminação. O móvel com estilo industrial é de fácil identificação por ter uma estrutura diferenciada comprada com outros estilos e por sempre apresentar os mesmos materiais (ferro e madeira). Muitas vezes os móveis de estilo industrial passam a sensação de estarem ‘’flutuando’’ por sempre apresentarem uma base mais delicada comparada com outros móveis. Segue alguns exemplos de móveis e luminárias industriais:

Decoração industrial - Exemplos
Fonte: Pinterest

E aí? Já se ambientou com o estilo industrial? Que tal usar sua criatividade e montar seu ambiente industrial?

Se você está buscando por móveis com essas características para decorar a sua casa ou apartamento, você vai gostar da novidade que a Iaza acabou de lançar. Linha Turim, móveis modernos e funcionais que são assinados pelo Designer Emerson Borges.

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Como fazer um projeto de decoração on-line?

Postado por Cleide de Paula em 25/jun/2020 - 2 Comentários

Crie seu projeto de decoração on-line em 3D com produtos reais vendidos nas lojas de móveis. Uma maneira de realizar o sonho de mobiliar e decorar um espaço do seu jeito é usar o Mooble, uma plataforma on-line, fácil de usar, que permite criar um projeto de decoração em 3D gratuitamente.

Ademais, além de poder planejar a decoração do ambiente, definindo quais móveis e objetos de decoração mais lhe agradam, a plataforma permite a compra de projetos completos de ambientes, ao invés de somente peças avulsas.

Aprenda a escolher as melhores cores para os ambientes internos

O Mooble.com foi desenvolvido para transformar a experiência da compra de móveis on-line. Por rodar diretamente na internet, não exige a instalação de plug-ins tornando-se, assim, compatível com computadores, tablets e smartphones.

Depois de finalizar seu projeto de decoração 3D on-line, você pode salvar imagens do projeto e compartilhar o ambiente pelas redes sociais. O Mooble.com disponibiliza uma plataforma de projetos com móveis e objetos de decorações de diversos fornecedores. Sobretudo, inclui cores e padrões de acabamento para paredes, pisos e outros, a partir de uma biblioteca própria. 

Projeto de decoração de uma cozinha feito no Mooble
Render do projeto de uma cozinha feito no Mooble

Dessa forma, você pode personalizar cozinhas, salas, quartos entre outros. Assim como determinar o tamanho e formato do espaço, escolhendo os móveis, os objetos e os acabamentos, inserindo em um ambiente virtual em três dimensões. Ao finalizar sua criação, você acessa opções de compra on-line ou em lojas próximas. 

Projeto de decoração

O Mooble.com tem uma galeria com os projetos criados. Com efeito, você pode interagir com projetos feitos por outros, trocando ideias, curtindo e buscando inspiração para criar os seus próprios ambientes.

Além disso, você pode compartilhar seus projetos nas redes sociais e enviar por e-mail para seus amigos. Igualmente, você pode acessá-los em 3D até mesmo do smartphone. 

Projeto de sala feito com o Real Scene 2.0
Projeto de sala feito com o Real Scene 2.0

Outra funcionalidade é a Realidade Aumentada (VR). Com o fim de abrir qualquer projeto com um óculos de realidade aumentada, possibilita ver o projeto em tamanho real em 3D com profundidade e imersão virtual completa.

Para criar um projeto, qualquer pessoa pode acessar diretamente o site Mooble.com ou o site de uma fabricante parceiro.

Você sabe como higienizar móveis na pandemia?

Postado por Pedro Luiz de Almeida em 19/jun/2020 -

Para conter a propagação do novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde recomenda evitar aglomerações, lavar constantemente as mãos, usar máscaras de proteção quando precisar sair. Além disso, é importante cuidar da limpeza do lar, para evitar trazer o vírus para dentro de casa, mas você sabe a forma certa de higienizar móveis?

De acordo com um estudo conduzido por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton, o Sars-Cov-2 (vírus causador da Covid-19) pode sobreviver por até nove dias dependendo da superfície.

Portanto, é fundamental que a mobília seja higienizada corretamente, visando a prevenção de doenças, mas sem danificar o produto. Por isso, a Simonetto, empresa de móveis planejados, separou algumas sugestões para auxiliar nesse processo. Confira a seguir.

Como higienizar móveis

O álcool 70% é o mais indicado para a higienização. A recomendação para limpeza dos móveis é que seja diluído com um pouco de água. O vírus resiste apenas um minuto ao contato com o produto. Por isso, é o mais recomendado na prevenção de doenças. Use-o na limpeza da mobília, maçanetas e objetos que tiveram contato com itens do ambiente externo.

O ideal é intensificar a rotina de faxina, priorizando os cômodos mais críticos, como cozinha e banheiro.

Proteja os móveis da umidade. Para tanto recomenda-se a utilização de vedantes de silicone na junção dos tampos e das pias com o revestimento das paredes.

Produtos como lustra-móveis podem criar oleosidade nos materiais, use-os com cautela.

Para a limpeza de madeirados, utilize sempre um pano levemente umedecido e nunca molhado.

Mantenha as janelas abertas. Com a corrente de ar, o ambiente fica mais arejado, evitando mofos, vírus e bactérias.

Na higienização de peças em laca, utilize um pano levemente umedecido com água morna, o suficiente para a remoção de poeiras, e outro para secar logo em seguida. Limpe-as com frequência, pois com o tempo a poeira pode deixar a superfície fosca e sem brilho.

No caso de superfícies de vidro, além do uso do álcool, limpe-as com água e detergente neutro, utilizando um pano macio ou uma toalha de papel.

Evitar

  • Substâncias alcalinas como vinagre, limão e sal, pois podem causar danos ao móvel.
  • Esponjas duras, espanadores, palhas de aço que podem causar desgastes na superfície com as quais entram em contato.
  • Higienização com panos de louça ou pano seco. Eles podem conter resíduos que desgastam as superfícies dos móveis.
  • Pano encharcado. Água em excesso é prejudicial a conservação do móvel.

Como higienizar móveis: atenção aos materiais  

Quais materiais são mais fáceis? Qual a maneira adequada para higienizar cada tipo de móvel? De acordo com a fabricante Clássica Design, os melhores materiais são o couro ecológico, fórmica para mesa ou o cristal. 

A empresa explica que o couro ecológico prolonga a vida útil do revestimento, evita o ressecamento, apresenta um toque macio e isso ajuda a limpeza na remoção de manchas. Já a fórmica e o cristais, por terem ambos a superfície lisa, não absorvem líquido. 

Couro ecológico: 

Com um pano limpo e seco retire o pó, com o mesmo tipo de pano umedecido com “limpa vinil”, passe por toda a superfície e em seguida retire o excesso com um pano macio e seco. 

Atenção: nunca use qualquer tipo de abrasivo clorado ou acetona, além de derivados do petróleo. Também não exponha ao sol, pois os raios solares poderão alterar as cores e provocar ressecamento e deformação permanente em sua película, formando rugas e bolhas. 

Outra observação, não coloque objetos quentes sobre a superfície. Nunca lave a seco e nem utilize silicone, vaselina, hidratante de couro ou graxa de sapatos. 

Fórmica: 

Para sujeiras menos resistentes: Utilize um pano branco macio e detergente neutro diluído em água 1/100 ou somente pano úmido. 

Para desinfetar: usando uma luva, pode ser aplicado água sanitária 1/20 em água. 

Manutenção: diariamente deve ser passado um pano branco macio em toda a sua superfície em movimentos circulares. 

Cristal: 

Em sujeiras superficiais: use um pano branco macio umedecido com álcool doméstico ou produtos para limpeza de vidros, passe por toda a superfície em movimentos circulares. 

Manutenção: diariamente deve ser passado um pano branco macio e seco. 

Conheça uma das melhores opções de acabamento para móveis

Postado por Thiago Rodrigo em 15/jun/2020 - 2 Comentários

O móvel para casa é um objeto que você deseja para preencher a casa com funcionalidade, praticidade e beleza. Nesse último quesito, a superfície do móvel é o item que garante boa parte da estética dele. Nesse sentido, as opções de acabamento para móveis são várias – e não estamos falando de cores e padrões.

Produtos como laca ou ultravioleta em tintas e vernizes; laminados de baixa pressão como melamina ou finish foil aplicados em MDF ou MDP; laminados de alta decoração ou ecológicos; são algumas das soluções que revestem os móveis. Assim como o Rauvisio, nome dado ao material criado pela empresa alemã Rehau.

Acabamento para móveis Rauvisio

O Rauvisio é uma sofisticada e inovadora linha de superfícies laminadas de diferentes materiais (polímeros, metal e couro) que atua como revestimento para móveis, oferecendo, dessa forma, diferencial e design ao mobiliário.

Com efeito, o produto atende a forte valorização das superfícies, seja nos móveis, revestimentos ou no design de interiores como um todo. Conforme explica Renato Rossato, gerente de superfícies da Rehau, a proposta dos arquitetos tem caminhado no sentido de encontrar novas aplicações e diferenciais para seus projetos e, nesse contexto, a empresa desenvolveu os acabamentos para móveis Rauvisio.

“A linha de superfícies Rauvisio busca antecipar tendências de cores e texturas transformam que projetos em ambientes únicos. A liberdade de criação é oferecida na forma de componentes flexíveis e totalmente customizáveis”, acrescenta Renato.

Entre as principais vantagens do acabamento para móveis Rauvisio, estão:

  • Alta resistência a raios UV;
  • 10x mais resistentes a quebras;
  • Processamento com ferramentas comuns de marcenaria;
  • Resistência ao empenamento;
  • Facilidade de limpeza;
  • Não marca ao toque da mão;
  • Estabilidade de cor de um lote para outro;
  • Resistência ao calor e à umidade;
  • Sinestesia autêntica: aroma, toque e temperatura.

Modelos e aplicações

A linha Rauvisio da Rehau é dividida em:

  • Alto Brilho: Brilhante, Radiant, Cristal, Cristal Slim e Cristal Mirror
  • Fosco: Sky
  • Natural: Leather, Metal, Carbon

Esses variados modelos da linha Rauvisio podem ser aplicados em diferentes partes dos móveis. Por exemplo:

  • Portas de móveis e frentes de gavetas: todos, exceto Cristal Slim;
  • Revestimentos de parede: apenas o Cristal Slim;
  • Tamponamentos: todos, exceto Cristal Slim;
  • Prateleiras: todos, exceto Cristal Slim;
  • Painéis de parede: todos os modelos.

Componentes totalmente customizáveis em suas dimensões e com as bordas sendo preenchidas com fitas de borda da Rehau. Em suma, a empresa é especialista e complementa o acabamento para móveis com a mesma qualidade e confiabilidade do revestimento.

A indicação da fita de borda em projetos de arquitetura e mobiliário atende três fatores: design racional e refinado, soluções para novos espaços e produtos com diferenciais. “Essa combinação entre as nossas fitas de bordas e Rauvisio abre um grande leque de projetos e experiências possíveis”, define Rossato.

Entre as características, são fitas mais grossas, em geral de 1,3 mm, de tal forma que se casam com as superfícies dos materiais da linha Rauvisio. Além disso, diminuir consideravelmente a linha de junção, coisa que os especificadores (arquitetos e designers) mais buscam quando vão desenvolver um móvel.

Rauvisio alto brilho

A linha alto brilho, composta por cinco modelos, tem superfícies brilhantes com cores vibrantes para superfícies verticais. “Surgiu inspirado nas tendências mundiais de decoração. Ambas as linhas Rauvisio Brilhante e Rauvisio Cristal, prezam pela valorização dos espaços e do mobiliário, proporcionando protagonismo aos móveis, com efeito de profundidade e durabilidade de cor”, ressalta Rossato.

O Rauvisio Brilhante é um material polimérico de fácil limpeza e alta durabilidade e com a vantagem de oferecer as duas faces brilhantes.

Por outro lado, o Rauvisio Cristal, tem características anteriores, porém ainda mais brilho. Só para ilustrar, é conhecido na Europa como o vidro polimérico.

“É um dos mais queridinhos da linha. Tem toda a característica de um vidro, alta reflexão, elevada planicidade e design único em um material durável e resistente a quebra, bastante indicado, por exemplo, para ambientes com crianças”, explica o gerente de superfícies.

A tecnologia dessa linha permitiu a Rehau criar o Rauvisio Cristal Mirror. Trata-se de um espelho de perfeita reflexão, laminado em uma chapa de MDF (a madeira do seu móvel) e que entrega as mesmas características mencionadas anteriormente.

Ademais, a versão Cristal é ideal para cozinha, sendo dez vezes mais resistente à quebra do que o vidro e tendo alta profundidade de cor. Com efeito, é possível deixar uma anotação com caneta sem ser fácil de apagar, apenas com um pano embebedado de álcool que limpa sem deixar risco algum.

Por fim, o modelo Cristal Slim é uma superfície fina ideal para revestimento de paredes, sendo bastante buscado para o retrofit. Os painéis podem ser colados à parede resultando em poucas linhas de junção. De fato, o laminado fino pode ser aplicado em cozinhas, banheiros, paredes de chuveiro e até divisórias. Também permite usinagem e perfuração flexíveis.

Rauvisio fosco

A versão Rauvisio Sky, como é chamado a superfície fosca da Rehau, pode transformar os ambientes de uma casa em espaços ainda mais versáteis, sofisticados e modernos. Tem zero brilho com alta resistência aos raios ultravioleta.

Os cuidados com esse material são simples. “Por se tratar de um material polimérico eles apresentam maior resistência ao dia a dia de uma cozinha, por exemplo. Em contrapartida, uma lacca acetinada, que é uma pintura, deve ser muito maior o cuidado”, compara o gerente. Na limpeza, basta um pano úmido e sabão neutro para que mantenha o móvel com Rauvisio Sky em perfeito estado.

Projeto Marcato com Rauvisio Sky

Natural

Esse modelo é para as pessoas que querem acabamentos para móveis excêntricos. Rossato afirma que os profissionais arquitetos e designers que explorarem esse produto, sem dúvida, poderão desenvolver espaços criativos. Igualmente, podem expandir sua atuação para outros mercados potenciais, como o náutico ou de reformas rápidas, sem perder o design.

Primeiramente, Rauvisio Leather é uma superfície de couro com revestimento de poliuretano. Tem aroma do couro e quatro cores: preto, marrom, caramelo e creme.

Projeto Dellanno Porto Alegre com Rauvisio Leather

Por conseguinte, o Rauvisio Steel garante uma porta com aparência de metal sólido proporcionado pelo acabamento de aço inoxidável escovado, disponível na cor Brushed Sainless Steel.

Rauvisio Steel

Por fim, o Rauvisio Carbon tem camada de metal legítimo, nas cores cobre e titânio, além do destacável Ouro Champagne.

Cozinha Champagne Gold Rehau Brasil

Cores e cuidados nesse acabamento para móveis

Sobretudo, a limpeza dessas superfícies é bastante simples: basta usar pano levemente umedecido e sabão neutro. Igualmente, deve-se evitar o uso de solventes e produtos abrasivos. Quanto as cores, as versões do Rauvisio possuem a seguinte quantidade de cores:

Brilhante: 8 cores
Cristal: 9 cores
Sky: 5 cores
Leather: 4 cores
Metal: 1 cor
Carbon: 3 cores

Portanto, a Rehau aposta nos polímeros como acabamento para móveis pelas vantagens que eles oferecem. “Nossas linhas tornam os móveis protagonistas de uma ampla variedade de ambientes como quartos, sala de estar, cozinhas, áreas gourmet e de banho”, exalta Renato Rossato.

Posto que as superfícies também podem ser aplicadas como revestimento, em síntese, é possível transformar ambientes sem a necessidade de grandes reformas ou obras estruturais. “É possível criar móveis e ambientes totalmente personalizados. A criatividade fica por conta dos marceneiros, arquitetos e designers”, define.

Cadeiras zero gravidade, ideais para relaxar

Postado por Cleide de Paula em 05/jun/2020 -

A necessidade de relaxamento abre caminho para tornar as cadeiras zero gravidade, cada vez mais populares. Além de oferecer um nível incomparável de conforto, essas peças promovem vários benefícios à saúde. Alguns modelos vêm com inúmeras e únicas características como uma massagem de corpo inteiro para ajudar a se livrar do stress

Essas cadeiras são dotadas de um design especial que confere uma sensação de leveza. A cadeira possui vários ajustes para ajudar a posicionar seu corpo em uma postura reclinada e equilibrada. Semelhantes espreguiçadeiras, as cadeiras de gravidade zero foram projetadas para ajudar a elevar o relaxamento a um outro nível.

Benefícios das cadeiras zero gravidade

1. Reduz a pressão nos discos da coluna vertebral: o design de uma cadeira de gravidade zero garante que o corpo permaneça na curvatura natural correta da coluna vertebral.

2. Melhora o fluxo sanguíneo e a circulação

3. Reduz o estresse emocional. Uma cadeira de gravidade zero permite adotar uma postura relaxante, permitindo um tempo de silêncio sozinho. Essa cadeira pode ser a companhia perfeita para uma sessão de meditação.

4. Promove postura adequada. Manter a postura correta ao ler um livro ou ao assistir TV pode ser difícil, por isso a cadeira de gravidade zero foi projetada para suportar a curvatura natural da coluna e ainda oferecer apoio lombar e nas costas.

5. Reduz a tensão muscular. Alguns modelos vêm equipados com massageadores que ajudam a proporcionar alívio extremo de pessoas com músculos tensos.

6. Melhora a função pulmonar ao longo do tempo. O uso constante da cadeira faz com que os músculos do pulmão se tornem totalmente expansíveis. Isso significa que o sangue pode oxigenar o corpo com menos energia.

Opções de cadeiras

As cadeiras zero gravidade são projetadas para distribuir uniformemente o peso corporal proporcionando melhor conforto e apoio

A cadeira zero gravidade Yogibo Max é projetada para se adaptar totalmente ao corpo com zero pontos de pressão
80800adeira zero gravidadeCadeira zero gravidade Yogibo Max

O puff Yogibo Max é projetado para se adaptar totalmente ao corpo com zero pontos de pressão. O puff zero gravidade fornece conforto e apoio relaxantes da cabeça aos pés. Pode ser usado como uma cadeira, cama, poltrona reclinável ou até mesmo um sofá.

Cadeira zero gravidade  Caravan Sports Infinity
Caravan Sports Infinity Zero Gravity Chair

A cadeira zero gravidade Caravan Sports Infinity é uma das cadeiras zero gravidade mais bem avaliadas da Amazon. Ao encontrar a posição mais confortável, a função reclinar pode ser travada

Cadeira zero gravidade Lafuma Futura Air Comfort
Cadeira Lafuma Futura Air Comfort Zero Gravity

A cadeira zero gravidade Lafuma Futura Air Comfort  se assemelha a uma almofada sendo muito confortável e combinando com o mobiliário para áreas externas.

Cadeira zero gravidade Moon Pod
Cadeira puff Moon Pod

A cadeira zero gravidade Moon Pod não requer elevação. É uma peça especialmente projetada para criar um efeito flutuante facilitando o relaxamento do corpo e da mente. O puff se adapta facilmente ao corpo para o máximo conforto.