×
Arquivo de maio de 2020

Móveis para crianças: itens que vão além do básico

Postado por Pedro Luiz de Almeida em 29/maio/2020 -

Na hora de montar o quarto do filho, há itens básicos que todos os pais procuram comprar. Normalmente, essa lista é composta pelo berço (que pode ser um modelo multifuncional que vira mini cama), guarda-roupa e cômoda. Entretanto, há muitos outros móveis para criança que complementam a experiência do pequeno pela casa.

Além de soluções modernas que harmonizam com a decoração do lar, esses novos móveis para criança auxiliam na organização do lar, mas também no desenvolvimento do pequeno, estimulando a criatividade, por exemplo. Confira, a seguir, mais sobre esses móveis para ter em casa:

Poltrona Muntifuncional Bododo e banco Cubo

A poltrona multifuncional Thruki, da Bododo, é um móvel multifunções. Poltrona que vira escrivaninha, vira mesa, possui lousa em todas as posições e colchão extra. Inclui acessório de apoio lateral branco para mamadeira ou livros.

Já o banco Cubo multifuncional, serve de banco, criado-mudo ou estante. Super estável e seguro até para escovar os dentes, por exemplo. Uma excelente combinação de móveis para criança.

Poltron Bododo - Móveis para criança

Móveis para criança Carolina Baby

A Carolina Baby desenvolveu uma linha de produtos Montessorianos pensando na fase em que o bebê começa a explorar a casa. Além disso, ele pode dormir, mas sem perder o clima da brincadeira. Esta linha de produtos deixa o quarto de bebê mais lúdico e acompanha o crescimento do recém-nascido até a primeira infância. Estimula a autonomia e desperta a criatividade.

Móveis para Criança - Linha Montessori da Carolina Baby

Mesa Bob Ameise Design

A Mesa Bob nasceu da mistura entre o estilo minimalista com os traços retos e pés palitos do retrô dos anos 50. Possui guichês para lápis, dessa forma estimulando a organização. Feito de madeira maciça de Jequitibá com acabamento em verniz e pinturas UV.

Penteadeira Kiwi Cia. Do Móvel

Meninas de todas as idades sonham com uma linda penteadeira e a Penteadeira Kiwi, idealizada pela Lz Mini, veio realizar este sonho. Um móvel que proporciona uma viagem no imaginário infantil.

Móveis para criança se divertir Dinossauro de balanço

Uma das vantagens dos móveis para criança é que os pequenos possam se divertir. Um exemplo é o dinossauro de balanço. O produto é feito de madeira MDF. O Dinossauro de Balanço é garantia de muita diversão no quarto de bebê, mas com muita segurança! Além disso, esse item dá um toque original e lúdico no ambiente.

Qual cadeira escolher para trabalhar em home office?

Postado por Móveis para casa em 27/maio/2020 - 1 Comentário

Aline Pereira Arruda de Oliveira

Concluiu a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil- Centro Universitário Filadélfia- Londrina-PR em 2015. Ela fez Pós-Graduação em Arquitetura de Interiores: Projetos de Ambientes Comerciais e Residenciais –Unifil em 2016. Trabalhou em escritórios de arquitetura com projetos residenciais e comerciais. Atualmente é proprietária de uma loja/franquia (Mandale Chair Ourinhos) de cadeiras e afins, atuando na arquitetura de interiores.

Aos novos aderentes da vida de Home Office, uma boa cadeira pode fazer falta agora. Afinal, o desempenho de uma pessoa que fica, por muitas horas, sentada em frente ao computador está totalmente ligado à cadeira que utiliza.

Que tal dar uma olhada nas dicas que vão te ajudar a escolher a cadeira certa para essa nova jornada de trabalho, contribuindo para o seu dia a dia?

Antes de escolher sua cadeira, existem vários pontos que devem ser considerados, mas dois são fundamentais: o tempo de utilização e qual a atividade desenvolvida pelo usuário.

O consumidor pode ficar em dúvida para escolher sua cadeira em razão da grande quantidade de modelos disponíveis no mercado. Alguns modelos tem uma estética diferenciada, porém não são dotados do conforto e ergonomia necessários.

Primeiramente, para a escolha de qualquer cadeira deve-se considerar: estabilidade, ergonomia/proporção e desempenho. Com isso, a escolha vai depender da adaptação e do uso. A melhor postura é sempre a mais natural possível, afinal, ninguém consegue permanecer trabalhando horas por dia na postura ideal.

Citaremos as características de uma boa cadeira:


Assento: quando a pessoa estiver sentada, a coxa deve estar inteira sobre o assento e seus pés precisam encostar por completo no chão, a fim de oferecer estabilidade e conforto.

Braços de apoio: os ângulos dos seus cotovelos devem manter-se em 90º em direção à mesa. Essa posição cansa menos os músculos e não prejudica sua coluna. Com os braços de apoio, você troca uma postura errada, por uma que se aproxime mais da ideal, o que irá minimizar dores nas costas e impactos na sua coluna.

Encosto: O encosto da cadeira deve ser articulado e com ajuste de altura. Em relação ao espaldar, depende do gosto de cada um, pois uns gostam de espaldar mais alto, outros não, de modo que o importante é o encosto estar adequado ao seu corpo. Porém, as cadeiras com encosto alto são comumente escolhidas em virtude do seu conforto e por terem mais opções de modelos com apoio de cabeça, o que pode ser diferencial na sua cadeira. A correta postura para o seu tronco é fundamental para a saúde, já que sua coluna ganha maior sustentação.

Rodízios ou Rodinhas:  servem para uma fácil locomoção da cadeira, evitando esforço do usuário. Certifique-se sempre do peso suportado pelo produto.

Altura e Inclinação: a altura serve para adequar a cadeira à altura da mesa. Quanto a inclinação, como ninguém consegue ficar muito tempo na mesma posição, existem cadeiras que permitem o alongamento das costas, o famoso “sistema relax”, que possibilita um balanço para relaxar as costas e recompor a musculatura.

Revestimento e limpeza: o material de revestimento da cadeira deve ser analisado também, pois isso gera praticidade no dia a dia. Afinal, cada tipo de revestimento requer um tipo de limpeza. Alguns tecidos são de fácil limpeza, outros nem tanto. Algumas opções como cadeiras com as telas, além de fácil manutenção, permitem uma ventilação eficiente, ao passo que outras, com couro ou tecido sintético, não garantem o fluxo de ar necessário, apesar de terem um conforto incomparável.

A espuma da cadeira também é muito importante, já que uma espuma mais dura pode não dar aquela sensação de conforto ao sentar, mas contribuirá para deixar as costas firme por mais tempo. Fique atento à densidade da espuma da sua cadeira!

Algumas diferenças de estilo de cadeiras:

Cadeira Recepção: são cadeiras de modelos mais simples e custo mais baixo, indicadas para poucas horas de uso. Geralmente são cadeira menores com espaldar pequeno e, na maioria das vezes, sem apoio de braço.

Cadeira Recepção:
Fonte: Camobile/Fonte: Pinterest

Cadeira Secretária ou operativa: cadeiras para quem fica muitas horas sentado, pois são feitas especialmente para isso. Costumam contar com ajustes e ter apoio de braços, mas são cadeiras com designer mais simples.

Cadeira Secretária
Fonte: Frisokar/Fonte: Pinterest

Cadeira Diretor: este modelo nada mais é que um upgrade do modelo secretária ou operativa. Trata-se de uma cadeira com toque de designer e geralmente com o encosto maior, além de possuir o desenho diferenciado.

Cadeira Diretor
Fonte: Frisokar/Fonte: Pinterest

Cadeira Presidente: uma cadeira de alto padrão; costuma serum dos modelos mais completos do mercado que, além de material de alta qualidade, oferece vários tipos de ajustes. No entanto, são cadeiras maiores e ocupam bastante espaço, o que deve ser levado em consideração na hora de escolher seu modelo.

cadeira Presidente
Fonte: Frisokar/Fonte: Pinterest

Cadeira Gamer:  são as ‘’queridinhas’’ do momento e servem para uso intenso e prolongado, principalmente para jogos virtuais. Um diferencial dessa cadeira é seu design chamativo, além de ser muito confortável ao mesmo tempo.

Cadeira Gamer
Fonte: Rivatti/Fonte: Pinterest

E aí? Conseguiu escolher sua cadeira?

Sem dúvida sua escolha deve ser pautada naquela cadeira que proporciona conforto imediato e sensação de que foi criada exclusivamente para você.

Com a atual situação em que vivemos (trabalho home office), as cadeiras, que antes eram deixadas de lado, hoje são de extrema importância, afinal, se tornaram instrumentos para evitar problemas futuros de saúde.

Por isso, não se esqueça: encontre a cadeira ideal para suas características físicas, sua profissão e o local que irá utilizá-la. Bom trabalho!

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Móvel em vidro conquista espaço na decoração

Postado por Cleide de Paula em 21/maio/2020 - 1 Comentário

A versatilidade é uma das grandes vantagens do móvel em vidro, que pode se encaixar em projetos clássicos, contemporâneos e minimalistas.

Se anos atrás o vidro se resumia a box e espelhos dos banheiros, atualmente o material tem sido o protagonista em muitos ambientes. A tecnologia proporcionou para a indústria moveleira novos acabamentos e a criação de móveis de vidro está em mesas de jantar, escrivaninhas, aparadores, mesas de centro e laterais e até de projetos especiais.

Aparador em vidro Trave
Aparador em vidro Trave

Qualidades do móvel em vidro

Segurança, durabilidade e facilidade para limpar são alguns dos motivos para o vidro estar sendo cada vez mais escolhido por arquitetos e designers de interiores. Peças de decoração ou móveis em vidro são modernos e sofisticados, trazendo leveza e claridade para o ambiente.

São também ótimas opções para casas e apartamentos pequenos, pois dão a sensação de amplitude. Em ambientes maiores, o móvel de vidro pode compor a decoração com diferentes texturas e materiais, como madeira, couro ou tecidos.

Mesa de Jantar Stone, laminada em vidro, assinada por Lattoog: projeto Manarelli Guimarães. Crédito: Gabriela Daltro
Mesa de Jantar Stone, assinada por Lattoog: projeto Manarelli Guimarães. FOTO: Gabriela Daltro

Vidro, um material versátil

Vanessa Gonsales, diretora comercial da Vidrotec, empresa brasileira de vidros que está há mais de 70 anos no mercado, comenta que o sucesso do vidro se dá pela sua versatilidade.

“Hoje em dia temos inúmeras possibilidades de cores e texturas para sair da transparência tradicional, inclusive com cores especiais, contemplando todas as necessidades”, comenta.

A Vidrotec trabalha com vidro incolor, bronze, fumê, laqueado, ultra clear, espelho e vidros acidados (fosco) e fusing. Além das especiais, tem as cores padrão, escolhidas com base na tendência do setor.

Uma das preocupações que, segundo Vanessa, o fabricante de móveis de vidro precisa ter, é com a matéria-prima de qualidade. O material produzido pela Vidrotec vem de chapas de vidro da AGC Vidros, indústria japonesa líder mundial na produção de vidro plano, que garante uma matéria prima de qualidade no que diz respeito a risco, bolhas, padrão na tonalidade do vidro, além da perfeita reflexão – no caso do espelho.

“A durabilidade do vidro é uma questão importante e imprescindível. Para garantir o máximo de segurança, indicamos, por exemplo, tampos de mesas de jantar de 12 mm, no mínimo. Para medidas acima de 2,40 m de comprimento, recomendamos 15 mm. Mas cada projeto e peça são analisados com cuidado, para que seja desenvolvido o melhor produto, com confiança e garantia”, explica Vanessa.

Aparador Trave: Ambiente decorado por Edi Ruiz.
Aparador Trave: Ambiente decorado por Edi Ruiz. FOTO: Maura Melo

Dobradiças para móveis ganham amortecedores para sofisticação

Postado por Thiago Rodrigo em 19/maio/2020 -

Antes de falar das dobradiças com amortecimento, é bom lembrar que as dobradiças foram uma das primeiras ferragens incorporadas ao mobiliário. Esse tipo de ferragem garante a abertura de portas de modo giratório (assim como sistemas de elevação ou articuladores).

Essas ferragens possuem diferentes tipos de abertura e ângulos que propiciam funcionalidade e design particulares. Ademais, o conforto também é algo que as dobradiças possuem como qualidade garantida ao mobiliário.

Dobradiças com amortecimento

Nesse sentido, uma tendência forte há alguns anos é o fechamento sem barulho. Isso seja em gavetas com corrediças, portas com dobradiças, portas deslizantes e, igualmente, portas articuladas (aquelas que elevam). Nisso entram os sistemas de amortecimento integrado na dobradiça que proporcionam um fechamento suave e silencioso.

Integrado na dobradiça porque há peças que podem ser incorporadas ao mobiliário e realizam essa função. Nesse caso, é ideal para móveis já projetados. Entretanto, para móveis novos a dobradiça com amortecimento integrado é a melhor opção. É uma sofisticação às dobradiças mais simples sem amortecimento integrado que seguem com alta demanda.

“A demanda por dobradiças com amortecimento está crescendo a cada dia, pois com a ampla variedade de modelos no mercado, os preços estão mais acessíveis e a exigência do consumidor por ter um produto com abertura suave tem aumentado o consumo”, afirma Tatiana Burigo, coordenadora de marketing de uma fabricante da ferragem.

Essas dobradiças mais simples são chamadas também de Caneco 26, suportam menos peso por causa do tamanho delas. As dobradiças de Caneco 35 são dobradiças mais robustas, que podem ter ou não amortecimento e que suportam portas maiores.

Também tem mais possibilidade de espessuras e tipos de materiais (9 mm a 32 mm de espessura, por exemplo) e podem ser usadas em MDF, perfis de alumínio ou coladas diretamente no vidro, o que varia conforme o projeto.

Dobradiças em baixa?

As dobradiças para móveis não estão em baixa. Sua versatilidade faz com que exista uma procura diferente, afinal, podem ser usadas em todos os ambientes e todos os tipos de móveis que você imaginar.

Ainda que exista uma corrente por gavetas em móveis de cozinha e portas de correr em quartos, por exemplo, melhorando a ergonomia do ambiente, as dobradiças sempre serão usadas, pois uma coisa não substitui, necessariamente, a outra. Isto é, cada produto tem uma aplicação e uso específico.

Dobradiça é economia

Abertura de móveis em ambientes comuns de casa, em geral, se faz de três maneiras: com gavetas, com portas deslizantes ou as já citadas giratórias. A última opção, portas giratórias, usa dobradiças ou articuladores para se abrir.

Nas cozinhas, não se encontra muitos armários largos como, por exemplo, roupeiros em dormitórios, que permitem escolher entre portas deslizantes ou com dobradiças. Dessa maneira, no ambiente da cozinha dominam gabinetes e armários suspensos.

Nos gabinetes a preferência, em geral, são gavetas, pois ao abrir se pode ver e alcançar direto o conteúdo. Nos armários suspensos, uma porta com dobradiça aberta pode proporcionar desconforto, pois pode bater a cabeça – por consequência entram os articuladores que, em geral, abrem as portas para cima e fora do alcance das cabeças. Igualmente, oferecem boa visualização e ótimo acesso ao conteúdo do armário.

Feito essa explanação, os móveis de cozinha mais sofisticados tem gavetas e articuladores e, onde há necessidade, dobradiças com sistema de amortecimento. Por outro lado, móveis de cozinha mais econômicos acabam por utilizar dobradiças de caneco, que é a solução mais econômica.

Os benefícios de ter um jardim vertical dentro e fora de casa

Postado por Móveis para casa em 15/maio/2020 -

Vinicius Bonissato

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNESA/RJ, com especialização em design moveleiro, interiores e decoração. Há 10 anos desenvolve projetos para clientes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para ele, a arquitetura é liberdade que não tem fim.

Falta espaço nas grandes cidades para criar mais áreas verdes, mas sobram paredes nuas em prédios e muros de casas. Uma boa maneira de contornar essa escassez é fazer uso dos jardins verticais: intervenção paisagística em que paredes externas ou internas são cobertas por vegetação. O uso de blocos cerâmicos específicos ou a combinação de vasos meia-lua presos a telas metálicas são as formas de execução mais comuns.

Seus benefícios

Além da beleza visual e de proporcionar um contato mais próximo com a natureza, as paredes verdes oferecem benefícios importantes, como o aumento da umidade do ar, a redução da temperatura ambiente, a reciclagem dos gases tóxicos e a diminuição da poluição sonora. Quando executada em áreas externas, ela também cria um nicho ecológico propício para a visita de pássaros. Neste caso, vale fazer uso de espécies nativas, como columeia, lantana, peperômia, azulzinha e guaimbê. Ainda não existem estudos específicos no Brasil, mas a sensação é empírica. Você percebe a melhora assim que entra no ambiente; é bem significativo mesmo. O tamanho das paredes verdes varia, mas é importante que sejam proporcionais ao local em que estão inseridas. Mas quanto maior forem, mais benefícios trarão.

Fachada verdejante

O Movimento 90º, que toma partido de empenas cegas de edifícios para implementar jardins verticais, já contabiliza seis prédios transformados. Capitaneado pelo paisagista Guil Blanche, o projeto de construção do primeiro corredor verde do mundo se concentra na região do Elevado Costa e Silva (que está em trâmite de mudança de nome para Elevado Presidente João Goulart), na capital paulista, e tem previsão de chegar a dez parques verticais até o fim do ano, totalizando um ganho de mais de 8 mil m² em áreas verdes.

Fonte: Pinterest
Dethalhe construtivo da fachada com cabos de aço. Fonte: Pinterest.

Em prédios menores é possível também utilizar outros tipos de plantas como samambaias, orquídeas e bromélias. Mas essas já exigem uma estrutura na fachada para instalações de vasos e até previsão de cálculos estruturais para essas possíveis cargas.

Fonte Pinterest

Vantagens para o uso das fachadas verdes:

  • Isolamento térmico: Combate as altas temperaturas no verão e mantém a temperatura interno no inverno.
  • Redução do barulho externo: a vegetação absorve os ruídos.
  • Melhora da qualidade do ar: Absorve o gás carbônico e libera oxigênio através do processo de fotossíntese.
  • Eficiência enérgica: Reduz a necessidade de refrigeração interna do prédio.
  • Baixo custo de manutenção: Rega automatizada e programada.
  • Retenção das águas das chuvas: A vegetação retém as águas das chuvas diminuindo a necessidade de escoamento e ainda funciona com filtro.
Composições variadas: Fonte Pinterest

O conteúdo dos textos das colunas do Portal são de inteira responsabilidade dos seus autores originais

Elementos vazados: descubra o que são e como usar!

Postado por Everton Lima em 08/maio/2020 -

Alcançar a beleza com a decoração é o desejo de todo mundo, não é mesmo? Por isso, na hora de escolher a mobília e os artigos de decoração para a sua casa, é importante ter referências. Assim, deve-se buscar entender algumas estratégias como o uso correto de elementos vazados.

Aliás, você sabe o que é um elemento vazado? Bem, se a resposta tiver sido não, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar o que são e como usá-los corretamente.

O que são elementos vazados?

Trata-se de uma estrutura que permite a passagem de ar e luz, independentemente se é luz solar ou artificial. Os elementos vazados podem fazer parte da estrutura do imóvel, como uma parede de tijolos moldados. Eles também podem ser apenas decorativos, construídos com elementos mais frágeis, como madeira ou bambu.

Como usar os elementos vazados?

Eles devem atender a uma estratégia da decoração do imóvel, como contribuir com a iluminação e ventilação. Além disso, eles precisam conversar com o restante da decoração da casa, incluindo os móveis e a pintura das paredes.

Quais as vantagens dos elementos vazados?

A primeira delas é melhorar a ventilação do imóvel. Por isso, eles podem ser colocados na direção das janelas. Assim, os outros cômodos da casa terão acesso à ventilação mas, dependendo do modelo do elemento vazado, correntes de ar podem ser minimizadas, contribuindo para que o clima das outras peças da casa não fique gelado demais.

A iluminação é o outro benefício dos elementos vazados. Alguns modelos projetam belas sombras nas paredes e podem dar um charme a mais no local.

Além disso, eles são excelentes divisórias de ambientes. Nem sempre o morador pode erguer uma parede no imóvel — situação comum em imóveis alugados, por exemplo. Nesse caso, é possível recorrer a um elemento vazado, feito de um material bem leve. Aliás, os móveis também podem ser usados nessa missão.

elementos vazados

Móveis vazados, como usar?

As estantes são os móveis mais comuns de serem usados com esse objetivo, pois devido ao seu tamanho, elas podem dividir ambientes. Nesse caso, recorra à estante que melhor atender o seu objetivo de decoração.

Estantes de madeira podem dar um ar mais clássico e intimista ao local. Já as de metal, dependendo do design, podem ser usadas em projetos mais modernos. Contudo, lembre-se: para que a estante seja usada como elemento vazado, ela não pode ter fundo.

Cadeira Vitória Vazada Preta. Produto do catálogo da Tramontina

Balcões de cozinha podem ser uma peça curinga para delimitar o espaço da cozinha com a sala de estar. Quando esses balcões não têm fundos, eles dão a sensação de amplitude, fazendo com que as duas peças pareçam maiores — ainda que com seus espaços bem determinados.

Caso o seu apartamento seja pequeno, você ainda pode usar cadeiras e poltronas com fundos vazados. Elas contribuem para que as pessoas percebam os ambientes maiores do que eles realmente são.

Como vimos, os elementos vazados podem atender a diferentes estratégias de decoração e podem ser alinhados com diversos projetos. Os móveis também podem se beneficiar dessa característica, contribuindo para que a sua casa fique cada vez mais moderna.

Se você gostou deste artigo, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Instagram!